Em época de distanciamento social, professoras surpreendem com visita presencial e distribuição de mimos

3 de setembro de 2020 - 23:58

“Já pensou em acreditar em você? Você não faz ideia do que é capaz”. “Seja grande como os seus sonhos”. Essas frases motivacionais são muito mais que um conjunto de palavras. Elas têm o poder de transformar atitudes e, quando acompanhadas de gestos de carinho e apoio, são capazes de transformar vidas. Os 25 estudantes do curso técnico de Gerência de Saúde do MedioTec/Pronatec/Funece de Campos Sales sabem disso na prática, pois além de receberem essas frases motivacionais para lembrá-los do quanto são capazes, eles também ganharam uma demonstração única de incentivo e afeto, na forma da visita presencial da coordenadora regional Kalinca Gomes de Oliveira e da professora Geanne Costa.

A ação das docentes, realizada no início desta semana, marcou a conclusão da disciplina de “Direito e Legislação na Saúde”, ministrada pela professora Geanne. “Nós fomos à casa de cada um dos estudantes do curso levando mimos como forma de demonstrar atenção, carinho e cuidado com os nossos alunos. A reação dos estudantes foi de surpresa e emoção ao nos ver. Nenhum dos alunos sabia da visita. Foi uma surpresa”, conta a coordenadora Kalinca Oliveira. “Esse tipo de ação cria um espaço de incentivo no processo construtivo da aprendizagem dos alunos, valorizando suas diversas potencialidades e talentos, buscando motivá-los para empreender esforços para o alcance de seus objetivos. Como sou permeada pelas múltiplas vozes do sujeito apaixonado, busco dar outros significados com quem interajo e me comunico, pois a inter-relação com a criatividade e a subjetividade humanas, protagoniza novas histórias, saberes, ensinamentos e aprendizados, ‘(…)Pois de tudo fica um pouco’, nas palavras de Carlos Drummond de Andrade’”, acrescenta a professora Geanne, lembrando que ela costuma realizada iniciativas semelhantes em todas as turmas nas quais leciona.

Em tempos de aulas remotas em virtude da pandemia de covid-19, receber em casa uma visita surpresa das professoras é ainda mais marcante. “Meu sentimento é de gratidão. Desde o início da pandemia, nós nos sentimos muito solitários. Essa surpresa da coordenadora Kalinca e da professora Geanne nos motivou a ter esperanças de que tudo vai ficar bem e de que dias melhores virão, basta termos calma e fé”, sintetiza a estudante Samily Arielle. O sentimento de gratidão também é compartilhado pelo estudante Adriel Januário, que garante ter “amado” a surpresa.

‘Gratificante’

O resultado positivo não ficou restrito aos alunos. As professoras também ficam muito satisfeitas com a iniciativa. “Foi gratificante conhecê-los pessoalmente, surpreendendo-os com mimos e mensagens de autoestima e motivação. Assim, a caminhada vai (e está) acontecendo junto, pois com a pandemia pelo coronavírus, aprendemos a sorrir com os olhos e tocar a alma de cada um, que se abre para nosso interior, revelando nossos sentimentos e emoções. E assim, vamos compondo outras histórias, como bem canta Renato Teixeira, ‘cada um de nós compõe a sua história’, que anda longe de esvaziamentos, pois ainda há muito para se dialogar, há demais para se avançar”, diz a professora Geanne.