‘Caça ao tesouro’ contribui para conduzir estudantes o caminho do conhecimento

31 de agosto de 2020 - 21:40

Quem nunca sonhou em encontrar um tesouro? A aventura da jornada e a recompensa final que pode transformar a vida de uma pessoa são animadores, ainda mais quando o tesouro procurado tem um valor inestimável: o conhecimento. Essa é a busca dos jovens estudantes do MedioTec/Pronatec/Funece, que contam com o auxílio de professores com Marcelo Alves, que utiliza dinâmicas como a “Caça ao tesouro” para prender a atenção dos estudantes e auxiliá-los a percorrer o “mapa” que os levará ao prêmio maior: a conclusão do Ensino Médio com uma formação profissional. Na última semana, o professor concluiu a disciplina de “Informática básica” do curso técnico em Comércio do município de Missão Velha com atividades como a “Caça ao tesouro”.

“Essa dinâmica é feita dividindo a turma em equipes de cinco estudantes. Cada equipe recebe o nome de um pirata ou de uma embarcação pirata para iniciar a caça ao tesouro. As equipes recebem enigmas que precisam ser decifrados e, assim, formem uma espécie de palavra-cruzada, revelando o tesouro. Todo o assunto envolvido na dinâmica tem relação com o conteúdo da disciplina. A aceitação dos estudantes a essa dinâmica foi muito boa”, conta o professor Marcelo Alves.

Além de aprenderem mais durante a realização da dinâmica, os estudantes se divertem e ainda podem receber brindes. A dinâmica também faz parte da construção do mural da disciplina de “Informática básica”, onde são registrados os principais assuntos estudados e as atividades realizadas ao longo das aulas. No mural, também são colocados os brindes ofertados aos estudantes durante a brincadeira, que vão desde livros e cadernos até itens como pente para remover piolho e esponja de lavar louça, itens cujo valor material é ínfimo, mas cuja contribuição para o aprendizado pode ser incalculável.