Capacitação de professores e coordenadores do MedioTec debate estratégias no ensino remoto
20 de agosto de 2020 - 23:46
Formar jovens para que eles alcancem seus objetivos de vida e encontrar formas criativas de engajá-los e motivá-los durante as aulas remotas são apenas alguns dos desafios dos professores e coordenadores do MedioTec/Pronatec da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) que, em tempos de pandemia de covid-19, têm encontrado soluções criativas para superar os obstáculos. Para auxiliá-los nessa jornada, a coordenação geral do programa realizou, nesta quinta-feira (20), a 2 ª Capacitação Pedagógica do MedioTec 2020. O evento foi realizado de forma remota, via Google Meet, e teve a participação da reitora da Uece, Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, que destacou o exemplo positivo do MedioTec no ensino remoto.
“Todo processo formativo exige de nós uma visão do conjunto. Estamos aqui pensando o MedioTec, mas não podemos nos isolar. Pensar o MedioTec é pensar a Universidade. E aquilo que nós aprendemos e avançamos em um determinado programa nos remete necessariamente a repensar e avançar no conjunto das atividades que nós assumimos na Universidade. O apelo agora é para o princípio da coerência. Se eu estou aberto a aprender, me modificar, colaborar, criar e pensar alternativas para o MedioTec, o que me impede de pensar e assumir essa mesma postura diante dos nossos cursos de graduação de oferta regular, dos nossos programas de pós-graduação. Esse novo contexto nos exige uma conduta de percepção e extrema coerência”, destacou a reitora, parabenizando a equipe do MedioTec por sua capacidade de articular e mobilizar “tanta gente em função não só da sobrevivência do Programa, mas da qualificação desse programa”.
A reitora também lembrou que o processo de formação dos educadores é permanente e, hoje, não é apenas um princípio, mas uma exigência. “Essa formação diante de um novo contexto nos apresenta outras inúmeras exigências. A primeira exigência para todo processo formativo é a abertura do sujeito para aprender e modificar posições, condutas e posturas. Além disso, nós também somos exigidos a criar. Nos parece que, quanto menos temos, mais nós temos que desenvolver a criação e a colaboração. Se não estivermos dispostos a rever posições, a continuar aprendendo, criando e colaborando com outros, a nossa formação não chegará ao propósito que tem”, disse a reitora durante a abertura da 2 ª Capacitação Pedagógica do MedioTec 2020.
A solenidade de abertura contou ainda com a participação do coordenador adjunto do Pronatec, professor Nelson Arruda, que representou o coordenador geral do Programa, professor Hidelbrando Soares, e dos professores Carlos Oliveira Correia, Isaías Batista e Érika Araújo, que representaram, respectivamente, os coordenadores dos cursos, os coordenares regionais e os coordenadores locais.
Após a solenidade de abertura, a professora Ana Ignez Belém, coordenadora Psicopedagógica do MedioTec/Pronatec/Funece, falou aos participantes sobre os desafios do ensino durante a pandemia de covid-19, ressaltando o cuidado, esforço e comprometimento dos profissionais que integram o programa para realizar as adaptações necessárias, encontrar soluções criativas para possíveis obstáculos e garantir que os cerca de 550 estudantes das 20 turmas dos cursos técnicos permaneçam motivadas e dedicadas ao estudo.
“O estudante precisa ter clareza do significado da importância do que ele está aprendendo. Nenhum conteúdo é ministrado de forma aleatória. Todo o conteúdo faz parte do conhecimento necessário para que esses estudantes desempenhem suas atividades como profissionais técnicos. Mostrar e conversar sobre isso com os estudantes deve ser um trabalho permanente. Mesmo nas aulas remotas, é preciso se dirigir para cada estudante, envolvê-lo, motivá-lo e mostrá-lo que há uma preocupação e um cuidado com a formação dele”, destacou a coordenadora.
Na ocasião, a professora Ana Ignez também falou sobre a importância e as adaptações feitas no Programa de Vida, disciplina que ajuda os jovens a ampliarem o autoconhecimento, a planejarem o futuro e a traçarem os passos que precisam ser dados para que eles alcancem suas metas.
Outro assunto abordado pela professora foi a implementação, na pactuação deste ano do Pronatec, do Programa de Motivação e Educação Socioemocional Para o Aprender na Escola. A iniciativa visa desenvolver ações para a prevenção e o combate ao estresse e ao cansaço dos estudantes, promover um ambiente motivador para os estudantes do Programa e colaborar na melhoria do desenvolvimento emocional dos estudantes e das interações em sala de aula.
No segundo momento da capacitação, a assessora pedagógica Ana Léa Bastos repassou aos professores e coordenadores as orientações pedagógicas relacionadas ao programa, como os critérios e etapas de lotação nas disciplinas ofertadas nos cursos técnicos.
Ela ainda apresentou as diretrizes das aulas remotas, lembrando que seguem até dezembro deste ano. Para tanto, docentes e alunos continuarão a utilizar as plataformas Google Sala de Aula e Google Meet, além de contarem com suporte de grupo no WhatsApp com as turmas.
Foram esclarecidos ainda pontos como notas, frequências, recuperação e reoferta de disciplinas. Ana Léa também detalhou o uso do SIGPronatec, sistema que gerencia notas e frequências dos estudantes e recebe o preenchimento do conteúdo das aulas.
Já a assessora pedagógica Eleonora Lucas expôs aos participantes as funcionalidades do Google Sala de Aula, utilizado para acompanhamento das atividades pedagógicas nas salas virtuais, e Google Meet, destinado à transmissão das aulas em tempo real. O momento foi uma oportunidade para os docentes apresentarem dúvidas e compartilharem experiências com o uso das ferramentas.
A coordenadora de Ensino do Pronatec/MedioTec/Funece, professora Germana Paixão, encerrou o encontro, agradecendo a presença dos participantes durante todo o dia de troca de conhecimentos, e ressaltou a disponibilidade da coordenação em oferecer suporte e sanar dúvidas da equipe de professores e coordenadores do programa. “Vamos ter sucesso se todos trabalharmos na mesma energia, com vontade de aprender e fazer dar certo. Quando nós ou vocês sentirem necessidade de um novo momento de formação, estamos disponíveis. Hoje foi um dia muito rico, de muitas experiências trocadas, de vermos como os colegas estão trabalhando e como podemos melhorar”, enfatizou.