Estudantes de Jaguaribe e de Limoeiro do Norte aprendem sobre gestão do conhecimento

22 de julho de 2020 - 17:35

Garantir que os estudantes adquiram o conhecimento técnico necessário para atuarem como profissionais nas suas áreas de estudo é o principal objetivo Mediotec/Pronatec, mas não é o único. O Programa, atualmente executado em 20 municípios do Estado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), também busca garantir que os jovens aprendam a gerir o conhecimento, a melhorar as relações interpessoais e que conheçam o mercado de trabalho. Por isso, os alunos do curso técnico em Agronegócio das turmas de Jaguaribe e de Limoeiro do Norte participaram, no último dia 17, da palestra “Gestão do conhecimento como vantagem competitiva”, ministrada pela facilitadora Juliana Carvalho de forma remota, via Google Meet, em função da pandemia de Covid-19.

Para o coordenador local do Mediotec/Pronatec/Funece, professor Romário Barbosa, eventos desse tipo são importantes para auxiliar os estudantes a desenvolverem competências e habilidades cobradas pelo mercado de trabalho, bem como para reforçar a necessidade de empresas investirem no capital humano e de os profissionais buscarem continuamente o próprio desenvolvimento. “Os alunos do Mediotec que participaram desta ação tiveram a oportunidade de compreender a necessidade de investir em conhecimento e a importância que devem dar às instituições que agregam valor a sua marca, investindo no bem mais precioso que elas têm: o capital humano”, destaca, acrescentando que a palestra foi realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE), com a Prefeitura Municipal de Jaguaribe e com a Sala do Empreendedor Jaguaribano.

“A gestão do conhecimento é o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento. Quando bem praticada pelas organizações, produz estímulos para seus colaboradores estarem mais motivados no dia a dia. Quando o emprego proporciona crescimento intelectual, ele desperta maior interesse nos candidatos em relação às empresas que não sabem o valor desse conceito”, afirma o coordenador Romário Barbosa.

De acordo com ele, os estudantes aprovaram o evento. “Durante e após a palestra, o feedback dos alunos mostrou o quanto esse momento gerou transformação, mudando a mentalidade e a percepção de que gerir conhecimento é criar oportunidades para construção de caminhos”, conta.