Estudantes do curso de Gerência de Saúde de Campos Sales estreiam canal no YouTube

17 de julho de 2020 - 23:25

Que a tecnologia é a grande aliada do ensino remoto ninguém duvida, mas a criatividade também é fundamental para que o aprendizado ocorra de forma satisfatória e agradável para todos durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19. Por isso, a turma de Gerência de Saúde do Mediotec/Pronatec/Funece de Campos Sales expandiu o espaço que “ocupa” na internet e levou o conteúdo estudado para o YouTube, onde foi criado um canal para postar os trabalhos que realizados pelos estudantes. A estreia do canal ocorreu nesta sexta-feira (17), com a apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes para a disciplina “Informática Básica”, onde surgiu a ideia de ter um espaço na mídia social.

Divididos em cinco equipes, os estudantes do curso de Gerência de Saúde falaram sobre fake news, educação e tecnologia, movimento black, pandemia x exclusão social e comércio eletrônico, dando uma mostra de como o canal pode ser uma estratégia a mais para o aprendizado. “O canal, cujo projeto surgiu durante uma atividade da disciplina, a partir de uma ideia minha, dos alunos e da coordenação, será importante para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Além de aprenderem a criar um canal no YouTube usando as ferramentas digitais que a tecnologia oferece e de ampliarem o conhecimento sobre os temas abordados, a iniciativa também ajudará a melhorar a desenvoltura de cada aluno”, diz a professora Kátia Jucá, responsável por ministrar a disciplina de “Informática básica”.

A coordenadora local do curso de Gerência em Saúde da cidade de Campos Sales, Antonia Kalinca Gomes de Oliveira, também concorda que a manutenção de um canal no YouTube para compartilhar o conteúdo apresentado pelos estudantes irá ajudá-los na apreensão do conteúdo, nas relações sociais e na postura profissional. “Como aprendizado, nós temos a interação dos alunos no que diz respeito ao trabalho em equipe e à nova forma de trabalhar em grupo, haja vista que os alunos não fazem encontros presenciais, mas debatem os temas a serem trabalhados pelo Google Meet e pelo WhatsApp. Além disso, há o aprendizado do conteúdo sobre como criar um canal como ferramenta educacional”, destaca.

Segundo Kalinca Oliveira, o objetivo é que os estudantes mantenham o canal até o fim do curso e postem nele os trabalhos que forem realizados em todas as disciplinas que compõem o curso Gerência de Saúde, além de outros vídeos relacionados aos temas abordados nas aulas. Todo o conteúdo que as equipes produzirem e postarem no canal será monitorado pela coordenadora local.

Diante da boa aceitação dos estudantes e dos benefícios que a iniciativa oferece ao processo de aprendizado, a professora Kátia Jucá pretende levar a experiência para outras turmas do Mediotec/Pronatec/Funece. “Como a participação dos alunos tem sido 100%, a criação e manutenção de um canal no YouTube poderá ser aplicada na outra turma que irei ministrar, no município de Mauriti”, diz.