Estudantes de Comércio em Missão Velha têm palestra virtual com gerente bancário
16 de julho de 2020 - 21:58
As aulas remotas nos cursos técnicos do MedioTec/Pronatec/Funece não têm sido empecilho para que os jovens estudantes tenham acesso a vivências práticas e adquiram conhecimentos compartilhados por profissionais experientes. Na última quarta-feira (15/07), a nova turma do curso técnico em Comércio do município de Missão Velha recebeu, durante a aula virtual por meio do Google Meet, o gerente de uma agência bancária de Campina Grande, na Paraíba. A coordenadora local de Missão Velha, Érika Dantas, informa que o momento ocorreu na disciplina de Matemática Financeira e destaca a relevância do debate para o curso. “A experiência foi bastante exitosa tendo em vista o exemplo que ele trouxe aos nossos jovens, pela sua trajetória de sucesso dentro do mundo financeiro”.
Conterrâneo dos alunos de Missão Velha, o bancário e administrador Francisco Juscelino Ferreira palestrou aos estudantes sobre Educação Financeira. A professora do curso, Alexandra Ribeiro, destaca que a palestra teve o propósito de motivar os alunos, fazendo-os acreditar em seu potencial, desenvolvendo metas para atingir objetivos pessoais e profissionais.
“A palestra com um jovem bancário e administrador conterrâneo desses jovens vai servir para mostrar que todos eles têm a capacidade de transformar suas vidas e das pessoas ao seu redor através da atuação no mercado de trabalho. Eles gostaram e participaram bastante, deixando a timidez de lado. A experiência foi voltada para despertar os sonhos deles ao conversarem com alguém que começou de baixo na Caixa Econômica, trabalhou em vários cargos e hoje é gerente em Campina Grande (PB)”, ressalta a docente.
Conhecer a trajetória de um profissional já estabelecido no mercado foi um grande incentivo para os jovens, que no início do curso já têm sonhos e traçam metas para o futuro profissional. É o que aponta a estudante Inara Macêdo, 17 anos. “Ele deu conselhos para a vida profissional e pessoal, mostrou-nos os desafios de ser líder e de trabalhar com pessoas, mas também enfatizou bastante os lados positivos. Mostrou os pontos que ele utiliza para motivar sua equipe, para que todos estejam em harmonia e bem comum. Acredito que ele falou muito bem sobre o seu trabalho e nos instigou a querer seguir junto à área do Comércio. Falou de que forma a tecnologia ajuda para o desenvolvimento da equipe, e assim, da empresa. E tudo isso em conjunto contribuiu de forma positiva para meus conhecimentos e provavelmente dos meus colegas. Foram lindas e sábias palavras, que nos motivaram a melhorar cada vez mais, na vida profissional e pessoal”, define a jovem.
Colega de Inara, Miy Ketlyen Andrade, 17 anos, avalia que o contato com o gerente de banco possibilitou que os alunos tivessem mais proximidade com o mercado de trabalho e incentivou a turma. “Deu para ver como é esse mundo. A palestra tirou algumas dúvidas sobre como funciona e um ânimo para nós. Posso dizer que contribuiu muito para nosso crescimento”, opina.
Metas de futuro
As aulas do curso técnico de Comércio vêm atendendo as expectativas da turma, segundo as alunas Inara e Ketlyen. Mesmo cursando ainda as disciplinas iniciais, elas já fazem planos para aturarem na área futuramente. Foi por meio da coordenadora Erika Dantas que Inara soube da oportunidade de se profissionalizar, na cidade onde mora, por meio de um curso técnico oferecido pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). “Estou amando. Todos os professores que passaram por mim até agora, todos com ótimas didáticas, e com simplicidade e sabedoria a cada explicação, com todo amor e carinho pelo que fazem, mesmo nesse tempo de pandemia. Cada disciplina passada, vem me encantando todos os dias, e isso está me instigando a querer atuar nessa área”, planeja.
Ketlyen também diz que já se vê atuando na área comercial. As informações sobre o curso de Comércio, carreira que ela pretende seguir após a certificação, também chegaram a ela pela coordenadora Erika. “Eu e um amigo decidimos participar porque é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento. Quero depois colocar em prática tudo que estou aprendendo”, conta.