Oportunidades no setor de agronegócio são apresentadas aos estudantes de Jaguaribe
13 de julho de 2020 - 18:55
Conhecer as necessidades do mercado de trabalho e firmar parcerias entre as diferentes instituições envolvidas na formação e na captação de mão de obra qualificada estão entra as principais iniciativas para criar oportunidades de desenvolvimento socioeconômico para pessoa e municípios. Por isso, o coordenador local do Mediotec/Pronatec/Funece em Jaguaribe, professor Romário Barbosa, realizou um encontro virtual entre estudantes do curso técnico em Agronegócio daquele município, representantes do poder público, do setor de educação, de instituições de fomento ao empreendedorismo e de bancos, dentre outros.
“Além de dar as boas-vindas aos estudantes da pactuação 2020 do Mediotec/Pronatec/Funece, o encontro teve o objetivo de aproximar os alunos em formação e os parceiros institucionais do Programa em Jaguaribe. Na ocasião, destaquei a importância do Programa para a formação profissional dos alunos e falei sobre a forma como a Universidade Estadual do Ceará (Uece) desenhou estruturas pedagógicas inovadoras para tonar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz”, conta o coordenador.
O impacto da Uece na inclusão dos jovens no mercado de trabalho e, consequentemente, no desenvolvimento socioeconômica da região, a partir das oportunidades criadas pela formação profissional oferecida pelo Mediotec/Pronatec/Funece, também foi ressaltado pelo coordenador regional do Mediotec e diretor da Uece/Fafidam, professor João Rameres, e pela coordenadora da Universidade Aberta do Brasil – Polo Jaguaribe, Tereza Peixoto.
Já o secretário do Desenvolvimento Econômico de Jaguaribe, André Siqueira, e a secretária do Desenvolvimento Rural, Daniela Joca, destacaram a importância para o município da formação de profissionais técnicos em agronegócio, tendo em vista as potencialidades da cidade e da região para o desenvolvimento das cadeias produtivas do setor.
O coordenador regional do Mediotec e diretor da Uece/Fafidam, professor João Rameres, a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil – Polo Jaguaribe, Tereza Peixoto, o secretário do Desenvolvimento Econômico de Jaguaribe, André Siqueira, e a secretária do Desenvolvimento Rural, Daniela Joca, falaram sobre a importância da formação técnica dos jovens e sobre as potencialidades do município da área do agronegócio
Incentivo
O evento também foi um momento de enviar aos estudantes mensagens de incentivo e perseverança. Assim, a representante da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e técnica da Crede 11, Mara Rúbia, a diretora da Escola Raul Barbosa, Rosenir Peixoto, e a coordenadora pedagógica do Colégio Cornélio Diógenes, Doralúcia Landim, reforçaram para os estudantes a mudança de vida que vem com o estudo e deram orientações sobre organização das atividades diárias e da agenda escolar.
“Elas também falaram sobre a importância da motivação pessoal para que os estudantes superem os desafios que surgirem ao longo da caminhada e logrem êxito na formação profissional”, conta o coordenador Romário Barbosa.
A representante da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e técnica da Crede 11, Mara Rúbia, a diretora da Escola Raul Barbosa, Rosenir Peixoto, e a coordenadora pedagógica do Colégio Cornélio Diógenes, Doralúcia Landim, deixaram mensagens de motivação para os estudantes
Experiência e visão de mercado
O encontro virtual teve ainda a participação do gerente regional da Ematerce, João Alves de Menezes, da analista técnica do Sebrae, Elzileide de Souza, da colaboradora do Sinrural/Faec, Kátia de Sá, e do gerente do BNB em Jaguaribe, Pedro Porto. Eles passaram para os estudantes a visão do mercado local, destacaram a força do agronegócio no município e a importância que as atividades do setor possuem para a economia local, com destaque para a agricultura familiar e o empreendedorismo rural.
Outro ponto abordado pelos participantes representantes do setor e de instituições de fomento foi a experiência profissional que cada um acumula no agronegócio, repassando para os estudantes aprendizados, as oportunidades que podem ser desenvolvidas no setor local e dicas para ter êxito na área.
“O Prefeito Zé Abner, um grande entusiasta do agronegócio e da educação, trouxe uma palavra de incentivo e perseverança, reforçando como o mercado de trabalho necessita de profissionais capacitados e disponíveis a abraçarem as oportunidades. Parabenizou a equipe coordenadora do programa na cidade, se colocou à disposição para contribuir no que for preciso e mais uma vez, abraçou virtualmente cada um dos 25 alunos, mostrando como muita sensibilidade a essa ação”, acrescenta o coordenador.
O encontro virtual teve ainda a participação do gerente regional da Ematerce, João Alves de Menezes, da analista técnica do Sebrae, Elzileide de Souza, do gerente do BNB em Jaguaribe, Pedro Porto, e do prefeito de Jaguaribe, José Abner
Entusiasmo
Os novos estudantes do curso técnico em Agronegócio do Mediotec/Pronatec/Funece também tiveram oportunidade de falar sobre as expectativas profissionais que têm, bem como de tirar dúvidas com os representantes do setor. Exemplo disso é o estudante Gleidson de Alencar, que falou sobre o que espera do curso técnico em Agronegócio e mostrou entusiasmo com a possibilidades de crescimento pessoal e profissional que a curso do Mediotec oferece.
O estudante Gleidson de Alencar falou sobre suas expectativas com o curso técnico em Agronegócio do Mediotec/Pronatec/Funece