Coordenadores do MedioTec fazem balanço dos primeiros 15 dias de aula das turmas de 2020
29 de junho de 2020 - 18:53
Seja nas aulas presenciais, seja nas aulas ministradas remotamente, por meio da internet, um dos principais objetivos – e também desafios – dos professores é manter os estudantes motivados e engajados nas atividades. E se depender dos professores e coordenadores do Mediotec/Pronatec/Funece, nenhum estudante ficará para trás. Por isso, em reunião virtual realizada na tarde do último sábado (27), os coordenadores regionais, locais e dos cursos do Programa discutiram os desafios identificados nos primeiros 15 dias de aula das 22 turmas de 2020 e traçaram estratégias para superar os obstáculos identificados.
Coordenadora de Ensino do MedioTec, professora Germana Paixão
Devido à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, as aulas das turmas deste ano do MedioTec/Pronatec/Funece tiveram início remotamente, por meio do Google Sala de Aula. Apesar disso, a maioria dos cursos tem registrado 100% de frequência dos estudantes, mostrando o compromisso dos jovens cearenses com o próprio futuro. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas em alguns momentos devido a eventuais instabilidades da rede ou à qualidade do serviço no interior, os estudantes estão conseguindo ter acesso à internet e estão acompanhando bem esse momento inicial do curso, no qual as aulas precisam ser ministradas remotamente. O trabalho dos coordenadores e dos professores, que buscam acompanhar o aluno de uma forma integral, compreendendo a realidade no qual ele está inserido, tem sido fundamental para que os estudantes se mantenham motivados e consigam acompanhar as aulas, mesmo quando eles enfrentam dificuldades relativas ao acesso à tecnologia e à internet”, afirma a coordenadora de Ensino do Pronatec, Germana Paixão, que comandou a reunião com os coordenadores.
Durante o evento, cada coordenador relatou como foram os primeiros 15 dias de aula das turmas de 2020, destacando os aspectos positivos, como a facilidade e a empolgação dos jovens com as ferramentas tecnológicas, e as dificuldades que se apresentaram no período, a exemplo da instabilidade da internet e do compartilhamento de equipamentos pelos estudantes. Também foram relatados obstáculos particulares enfrentados por alguns estudantes, cujas situações serão acompanhadas individualmente pela equipe do Mediotec/Pronatec/Funece.
“Sabemos que, em alguns municípios, existem estudantes com mais dificuldades socioeconômicas e com questões familiares que podem afetar os estudos. Também conhecemos os desafios que alguns jovens enfrentam para conciliar o Ensino Médio com o curso técnico do MedioTec. No entanto, nosso trabalho é fazer tudo o que for possível para manter esse aluno estudando, para garantir que ele conclua a formação profissional oferecida pelo MedioTec/Pronatec/Funece. Por isso, neste ano, iniciamos o Programa de Motivação e Educação Socioemocional Para o Aprender na Escola, cujo objetivo é realizar ações de prevenção e combate ao estresse e ao cansaço dos estudantes, promover um ambiente motivador para os estudantes do Programa e colaborar na melhoria do desenvolvimento emocional desses jovens”, destaca Germana Paixão.
Sobre o MedioTec
O MedioTec/Pronatec oferece aos estudantes de escolas públicas a oportunidade de fazer, simultaneamente com o Ensino Médio. Em 2020, são ofertadas 550 vagas para cinco cursos técnicos: Agronegócio, Segurança do Trabalho, Comércio, Contabilidade e Gerência de Saúde. As vagas deste ano estão distribuídas em 22 turmas, contemplando 20 municípios cearenses: Acaraú, Aracoiaba, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Caucaia, Fortaleza, Guaiuba, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mauriti, Missão Velha, Mombaça, Pacoti, Piquet Carneiro, Quixadá e Tauá.
Todas as ações do MedioTec/Pronatec são desenvolvidas por uma equipe organizada em cinco coordenações: Coordenação de Ensino, tendo à frente a professora Germana Paixão; Coordenação Psicopedagógica, com a professora Ana Ignez Belém; Coordenação Administrativa, com Marta Lima; Coordenação Financeira, com a Lúcia Souza; Coordenação de Desenvolvimento, que têm à frente o professor Fernando Santos; e a Coordenação Jurídica, com a procuradora Roberta Nunes. Essas coordenações são lideradas pelo professor Hidelbrando Soares, coordenador geral do Pronatec.
Acesso às aulas
Os cursos são na modalidade presencial. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas da pactuação 2020 tiveram início na modalidade remota. Todas as 22 turmas já têm suas salas criadas no Google Sala de Aula. Para ingressar na sala de aula virtual, o estudante deve utilizar o e-mail institucional da Universidade Estadual do Ceará (Uece).