Alunas do curso de Gerência em Saúde de Beberibe abordam ética de forma lúdica
26 de junho de 2020 - 23:40
A ludicidade como metodologia de ensino já comprovou que não está para brincadeiras quando o assunto é aprender, se mostrando bastante eficaz para estudantes de todas as faixas etárias. Em tempos de pandemia e de isolamento social, com aulas realizadas remotamente, essa metodologia ganha ainda mais importância, envolvendo os estudantes e contribuindo para que, com criatividade e liberdade, eles compreendam e aprendam sobre temas mais sérios como moral e ética. Que o digam as estudantes Tailane da Silva, Sarah Almeida, Virgínia Bernardo e Giuellen da Silva, alunas da turma de Gerência em Saúde do Mediotec/Pronatec em Beberibe. A equipe formada pelas estudantes se destacou na disciplina de Introdução ao Curso e Ética Profissional ao apresentar em formato de quadrinhos a reflexão feita sobre o assunto, de modo geral, e sobre o Código de Ética da categoria.
Os quadrinhos retratam, de forma descontraída, as quatro estudantes dialogando sobre ética com uma linguagem simples, direta e focada nos pontos centrais da questão. “A equipe formada pelas quatro estudantes se destacou pela criatividade e qualidade do trabalho apresentado. Com base na leitura e na reflexão do Código de Ética da categoria, os alunos do curso técnico de Gerência em Saúde tinham que apresentar o conteúdo apreendido de uma forma lúdica. Assim, além da apresentação em quadrinhos, tivemos trabalhos como desenhos, música e exposição oral”, conta a professora Rivana Ferreira de Souza, enaltecendo também as atividades apresentadas pelas demais equipes da turma.
Segundo a professora, a metodologia lúdica de ensino facilitou a compreensão dos estudantes sobre o Código de Ética da profissão e estimulou a reflexão e sobre a relevância da ética não apenas na profissão que vão exercer, mas também em todos os outros aspectos da vida. “Nós também abordamos a importância da ética na vida pessoal de cada um dos estudantes. A forma lúdica de ensino foi essencial para que eles realmente conhecessem e incorporassem esse conhecimento em todos os aspectos de suas vidas”, acrescentou a professora.
Confira abaixo os quadrinhos produzidos pelas estudantes: