Música e arte encerram Semana de Integração de cursos do MedioTec
19 de junho de 2020 - 23:39
Muita arte e música marcaram o encerramento da Semana de Integração das 22 novas turmas da pactuação 2020 do MedioTec/Funece, na noite desta sexta-feira (19/06). Canções, poesia, cordel e mensagens de motivação fizeram I Encontro de Cultura e Arte do MedioTec, que homenageou a cultura nordestina. O evento contou com mais de 1.200 acessos e reuniu os 550 novos alunos do MedioTec, professores e coordenadores do programa.
Diversos artistas vinculados à Universidade Estadual do Ceará (UECE) e ao Pronatec/Funece apresentaram seus talentos, abrilhantando a noite. Novos estudantes ainda tiveram oportunidade de expor suas impressões sobre as atividades vivenciadas na primeira semana de aulas e de compartilhar os sonhos e metas a partir da nova etapa de estudos.
O coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares, deu boas-vindas aos novos estudantes e ressaltou os desafios da equipe do programa e dos alunos nesta primeira fase dos cursos, que será realizada de forma remota em virtude da pandemia do novo coronavírus. O professor ainda destacou o empenho de toda a equipe do MedioTec em criar meios que viabilizassem as atividades virtuais dos novos alunos.
“A organização do semestre nessa modalidade virtual foi feita com muito carinho, muito zelo. A equipe se debruçou sobre os desafios pedagógicos e tecnológicos, e criou um sistema de aprendizagem usando plataformas virtuais que têm potencial para permitir o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, inclusivo, que garanta a profissionalização dos nossos estudantes, que estão fazendo ensino médio na escola regular. Esse é o grande desafio da Universidade, que só vai ser cumprindo com êxito se estivermos irmanados no mesmo espirito, na mesma ideia, na mesma meta: garantir formação de qualidade para a juventude cearense, principalmente para essas 550 vidas que a Universidade Estadual do Ceará, a partir de agora, é responsável por lhes dar formação de qualidade, apesar dos desafios da não-presencialidade”, explanou Hidelbrando Soares, enfatizando a missão inclusiva da UECE em possibilitar a profissionalização dos estudantes.
Alunos recém-chegados ao MedioTec comentaram sobre a importância da Semana de Integração em propiciar o primeiro contato com os cursos. Para a estudante Carla Lívia, do curso técnico em Contabilidade de Pacoti, a vivência trouxe ainda mais motivação para os estudantes, desenvolvendo o senso crítico e trazendo reflexões sobre diversos assuntos. “Por ser algo novo, eu estava insegura e preocupada em como seria a primeira semana do curso. Mas nosso professor nos acolheu muito bem, nos motivou e nos mostrou que a gente tomou a decisão certa. Percebemos que o curso vai ser muito importante para o nosso futuro. O curso superou minhas expectativas, é brilhante e espero me tornar uma grande profissional. É uma oportunidade muito importante, muito valiosa. Depois da Semana de Integração saímos mais motivados e mais dispostos a aprender”.
Aluno do curso técnico em Gerencia de Saúde de Campos Sales, Jonatã Marcos mostrou entusiasmo ao iniciar a nova etapa e comparou o curso ao percurso realizado em uma viagem. “É normal que em viagens longas, a gente faça alguma coisa para se distrair, como dormir, escutar música, jogar. O curso é uma grande viagem, mas a gente tem que fazer o possível para não se distrair, porque vamos aprender muitas coisas importantes. Fiquei muito feliz quando fui selecionado para o curso. Tudo que a gente aprender só vai agregar mais conhecimento para a nossa vida”.
A jovem Maria Rafaela, do curso técnico em Segurança do Trabalho de Fortaleza, agradeceu a oportunidade em participar do curso. Para ela, a Semana de Integração mostrou a importância dos professores e coordenadores do MedioTec. “Eles deixaram bem claros nossos direitos e deveres que vamos ter ao longo dos cursos, levantaram muitos temas que fazem parte do que estamos vivendo agora e deixaram vídeos que nos mantiveram informados sobre a atualidade, para que pudéssemos interagir e mostrar nossos pontos de vista”.
A coordenadora Psicopedagógica do MedioTec/Pronatec, Ana Ignez Belém, enfatizou que a Semana da Integração ocorreu com o objetivo de promover a aprendizagem, reflexões e integração entre os alunos. Segundo ela, o momento reforça o entendimento de que a educação vai além dos conteúdos aprendidos em sala de aula. “Esses conhecimentos são importantes e necessários. Tem que ter foco, determinação, prestar atenção às aulas, pois são conteúdos que vão ajuda-los a ser profissionais de qualidade. Mas a educação também envolve a nossa própria vida, a relação com os outros, com nós mesmos, nossas interações, processos criativos. E a arte e a cultura, que são dois elementos que só os seres humanos têm capacidade de produzir, nos ajudam a ampliar nossos horizontes, a perceber melhor quem somos, a enriquecer nossa visão de mundo, a trabalhar nossa sensibilidade. E o MedioTec tem esse olhar, para alunos e professores, como um todo. A gente quer que o desenvolvimento seja humano e integral”.
A organização do I Encontro de Cultura e Arte do MedioTec ficou a cargo da Coordenação de Ensino do Pronatec/Funece. A coordenadora Germana Paixão compartilhou a felicidade da equipe com os depoimentos dos alunos ao longo da Semana de Integração. Ela citou os desafios do início da pactuação 2020 e destacou que, diante do período de angústias e incertezas, surgiu a ideia de proporcionar um momento de música e descontração para os estudantes. e “Música é alegria, diversão. O repertório foi pensado com muito cuidado. A gente queria tocar o coração de vocês, levar alegria, esperança. Como bons nordestinos que nós somos, São João é uma festa que encanta muito a gente”.
ARTISTAS
Iniciando as apresentações, um número de voz e piano foi protagonizado por Maria das Graças Quixadá, coordenadora pedagógica do Grau Técnico Centro e integrante do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do curso de Psicologia da UECE, e o Daniel Domingues, músico, especialista em piano popular pelo Conservatório Alberto Nepomuceno. Trem Bala (Ana Vilela), Trevo (Anavitória) e Alegria (Ivete Sangalo) foram as músicas escolhidas pela dupla.
O aluno do curso de Psicologia da UECE Dennis Bergkamp animou a todos com apresentação de voz e violão com rock nacional, como o clássico Epitáfio, de Titãs.
Alunos do MedioTec também contribuíram para o brilhantismo da live artístico-cultural. O estudante Kauan Rocha, do curso técnico em Gerência de Saúde de Beberibe, resgatou a regionalidade da literatura em cordel, apresentando produção dele e da colega Thayra Filgueiras, também aluna do curso.
Já o aluno Samuel Agostinho, da turma de Segurança do Trabalho de Fortaleza, mostrou grande talento musical ao interprestar as canções Singular e Perdoa, da dupla Anavitória, empolgando a todos os que assistiam ao evento.
No encontro também teve espaço para a poesia. A psicóloga Suzane Rocha, formada pela UECE e atual em Educação na Universidade, apresentou as poesias Utopia, de Mário Quintana, e Futuro, de autoria dela.
O violinista e professor licenciado em Música pela UECE, Leonardo Ferreira, e o maestro e bacharel em Filosofia pela UECE Leonardo Sidney emocionaram com os acordes do violino e violoncelo. A dupla apresentou as canções Assum Preto e ABC do Sertão, do mestre Luiz Gonzaga.
Para finalizar a noite de atrações, o músico Pedro Alves Feitosa trouxe sucessos de Tonico e Tinoco e Luiz Gonzaga. Graduado em Música pela Universidade Metropolitana de Santos, atua, desde 2004, como professor da Orquestra de Sanfonas Infantil da Universidade de Fortaleza. Pedro também atuou como professor do MedioTec, no curso técnico de Instrumento Musical em Tauá.