‘Momento é oportunidade para autoconhecimento e amadurecimento’

22 de maio de 2020 - 20:47

A coordenadora psicopedagógica do MedioTec, Ana Ignez Belém, conduziu a live sobre saúde mental em tempos de isolamento social, evento que teve a participação do estudante de Psicologia Dennis Briand. Dezenas de pessoas participaram, incluindo o coordenador-geral do Pronatec, professor Hidelbrando Soares

Em meio ao isolamento social necessário para frear a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19, ter um momento para encontrar colegas e conversar, ainda que virtualmente, sobre essa situação inédita na vida da maioria das pessoas é uma experiência importante para ajudar a reduzir as angústias e a ansiedade. Foi com esse objetivo que o Pronatec/Funece realizou, na noite desta sexta-feira (22), em seu perfil do Instagram, uma live com o tema “Saúde mental em tempos de pandemia”. O evento foi comandado pela coordenadora psicopedagógica do MedioTec, Ana Ignez Belém, que tratou o assunto com leveza e serenidade e interagiu com as dezenas de pessoas que participaram da live, entre estudantes dos cursos técnicos do MedioTec/Pronatec, professores, coordenadores e interessados em geral.

A coordenadora dividiu a live com o estudante Dennis Briand, aluno do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que abriu e encerrou o evento com músicas que falam sobre questões próprias da natureza humana, como a canção “Paciência”, do cantor e compositor pernambucano Lenine. E paciência está entre as coisas necessárias para enfrentar o período de isolamento social com saúde mental. “Esse momento está nos chamando para outro movimento, para olharmos para dentro de nós e tomarmos consciência dos nossos sentimentos e pensamentos, amadurecermos. Esse é o nosso desafio. Mas esse olhar para dentro não é um olhar de isolamento, mas um olhar de autoconhecimento que nos ajuda a encontrar maneiras de lidar melhor com as emoções e os desafios impostos pelo distanciamento social”, destacou a professora Ana Ignez.

Para a coordenadora psicopedagógica do MedioTec/Pronatec, é preciso se lembrar que o momento atual vai passar, ainda que a realidade pós-pandemia não seja exatamente como era antes. “O que estamos vivendo é temporário. Vai passar. Devemos pensar no que vamos tirar de toda essa experiência. Às vezes, a gente sente tudo de forma muito intensa, sobretudo quando temos entre 15 e 19 anos, época da vida em que possuímos muita energia e pressa para realizar o que queremos. Eu sei que mudar a rotina de forma forçada é difícil para muitas pessoas, assim como adaptar as nossas atividades, ficar dentro de casa, ter aulas online e realizar outras tarefas de um modo diferente. No entanto, não devemos transformar esses desafios em algo gigante, precisamos ter consciência de que não possuímos o controle de tudo e, ao mesmo tempo, tentar identificar aquilo que podemos fazer para passar por tudo isso com saúde física e mental e, se for o caso, ajudar colegas e familiares também”.

Iniciativas possíveis

De acordo com ela, cada pessoa deve buscar sua forma de aliviar a ansiedade desse período, seja conversando com parentes e amigos, lendo um livro, ouvindo música, vendo filmes ou séries ou dormindo, por exemplo. O importante, segundo a professora, é aceitar que ninguém tem controle de tudo, sobretudo quando se trata de uma pandemia, mas que é possível, sim, realizar ações que estão ao seu alcance para melhorar o bem-estar.

“Se tivéssemos controle de tudo, não conseguíamos viver e não teríamos as alegrias dos inesperados. É necessário ter consciência do que está e do que não está nas nossas mãos, do que podemos fazer para reduzir as dificuldades desse período. É difícil quando temos que adaptar a nossa rotina, quando se está no ensino médio e em um curso profissionalizante. Mas precisamos seguir nossa rotina com o discernimento de que ela não pode ser gatilho para nossa ansiedade. Pelo contrário. A rotina deve nos ajudar a ocupar o nosso tempo, mas também precisamos de lazer, de descanso, de tempo para relaxar, cada um nos seus interesses e dentro das suas possibilidades. A ansiedade faz parte do ser humano, é um mecanismo de proteção, mas ela não pode nos dominar e tornar este um momento de adoecimento”, alertou.

Público interagiu e falou sobre seus sentimentos durante o isolamento social, além de curtir as músicas apresentadas no evento online

Cuidados essenciais

Ao encerrar a live, a coordenadora destacou que o evento buscou trazer reflexões aos participantes e lembrá-los de que não estão sozinhos. Apesar disso, ela alertou que o contexto não pode ser minimizado e que todos devem tomar as medidas práticas necessárias para garantir a saúde física também e evitar a disseminação da Covid-19. “É um grande exercício para todos nós. Precisamos nos cuidar e orientar as nossas famílias. Vamos pensar nas lições que tiraremos deste momento, no nosso aprendizado humano e naquilo que nós contaremos no futuro”, concluiu.