COVID-19: Saiba como fazer uma máscara de pano para se proteger

22 de abril de 2020 - 17:07

Fotos: Escola de Saúde Pública do Ceará

As novas medidas do Governo do Ceará para combater a disseminação do novo coronavírus no Estado, anunciadas no último fim de semana pelo governador Camilo Santana, incluem o uso obrigatório de máscaras por funcionários de estabelecimentos essenciais. Além disso, também fica recomendado o uso de máscara por todos os cidadãos sempre que saírem de casa, sobretudo em locais públicos, no transporte coletivo e nos estabelecimentos em funcionamento. Com o crescimento da demanda pelas máscaras industrializadas e a consequente dificuldade em encontrar esses itens para comprar por preços acessíveis, uma solução é confeccionar a própria máscara com tecido e, assim, reduzir os riscos de contaminação com o novo coronavírus, causador da Covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde, para que as máscaras confeccionadas por iniciativa própria protejam contra o vírus, elas precisam obedecer a alguns critérios, a exemplo do uso de tecidos específicos como algodão, tricoline e TNT. Outro ponto importante é que as máscaras devem ser costuradas com duas camadas de tecido e devem estar bem ajustadas ao rosto. A boca e o nariz precisam estar bem cobertos. As máscaras também precisam ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Para auxiliar quem não pode ficar em casa mantendo o período de isolamento social e pretende confeccionar a própria máscara para se proteger durante as saídas da residência, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Assista e saiba como confeccionar a sua própria máscara: https://www.youtube.com/watch?v=2oRZy3HqXLw

Uso adequado

Com a máscara pronta para usar, é preciso se lembrar de alguns cuidados que são essenciais para que o acessório cumpra o seu papel de reduzir os riscos de contaminação. Lembre-se que a máscara é de uso individual e deve ser usada por até duas horas. Assim, o ideal é ter mais de uma para fazer o revezamento no tempo indicado. Além disso, antes de colocar a máscara, é necessário higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Esteja atento para não tocar a máscara durante o uso. Você também não deve tirá-la para falar ou usá-las no pescoço. Ao retirar a máscara do rosto, toque apenas nas tiras ou elásticos, reserve-a em um depósito específico para este fim e higienize as suas mãos. A máscara deve ser lavada com água sanitária, ficando de molho por 10 minutos. O depósito utilizado para guardá-la deve ser higienizado com água e sabão ou com álcool 70%.

Vale lembrar ainda que o uso da máscara não é o único cuidado que deve ser tomado para reduzir os riscos de contaminação com o novo coronavírus. Outras ações importantes para evitar a disseminação da doença incluem higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel; evitar tocar olhos, boca e nariz; manter os ambientes limpos e ventilados; cobrir a boca e o nariz com o braço quando for tossir ou espirrar; e evitar sair de casa, sobretudo se estiver doente.

Outras informações sobre a prevenção e o combate ao novo coronavírus podem ser obtidas no site https://coronavirus.ceara.gov.br/. Também é possível obter orientações por meio do TeleSaúde 0800 275 1475.