Turma de Comércio tem palestra com empresária e aprende modelo de negócio

17 de março de 2020 - 19:33

Alunos do curso técnico em Comércio de Itapipoca assistiram a uma palestra de uma empresária durante aula prática disciplina de Empreendedorismo, ministrada pela professora Mariana Fernandes.

Segundo a docente, a convidada da turma, Aliny Colares, é  ramo de eventos e é proprietária de cursos de pós-graduação. Ela contou aos estudantes sobre sua trajetória, e lembrou quando começou a trabalhar aos 15 anos, fazendo panfletagem.

De acordo com a professora Mariana, hoje Aliny atua por meio de várias parcerias, com a OAB Ceará e Brasil, além atuar na abertura de cursos de pós-graduação em todo o País.

A aluna Lívia Marques, 17 anos, destaca a oportunidade que a turma teve em ouvir as experiências da empresária. Segundo ela, Aliny mostrou personalidade e é um exemplo a ser seguido, pessoal e profissionalmente.

“Gostei bastante da palestra. Pela experiencia dela, pude ver sabedoria nas palavras ditas, foi muito bom. Na questão do curso a contribuição foi imensamente prazerosa, confesso que gosto bastante desse tipo de ensinamento pessoa para pessoa. A Aliny nos passou algumas dicas excelentes que podem ser levadas para a vida pessoal e profissional”, ressalta a jovem.

“A palestra da empresária Aliny me fez enxergar que tudo é possível na vida e que com um trabalho feito com força, vontade e satisfação nós podemos ir além da margem”, acrescenta a estudante Duda Mendes, 16 anos.

Modelo de negócio

Num segundo momento da aula, a turma fez a elaboração de um modelo de negócios Canvas, que permite esboçar no papel novos modelos de negócios, como um roteiro. Segundo a professora Mariana Fernandes, os estudantes puderam colocar os negócios que idealizaram em post-its. “Foi muito rico, muito produtivo. Os meninos gostaram muito”, lembra. A professora e a empresária também elaboraram seus modelos de negócio.

A aluna Lívia Marques ressaltou a praticidade da nova técnica aprendida em sala. “O modelo Canvas é bem prático e simples, ideal para quem está começando agora em algum ramo ou fundando uma empresa”, avalia.

Para Duda Mendes, a aula a fez enxergar a necessidade de planejar bem a abertura de um negócio. “Para abrir uma empresa, preciso fazer o negócio de Canvas para ter uma ideia de como vai ser o segmento de mercado, relações com clientes, canais, proposta de valor, atividade, parceria estrutura e fonte de renda…”, ensina.