Alunos do curso técnico em Contabilidade de Jaguaribara apresentam TCC

16 de março de 2020 - 23:22

Os alunos do curso técnico em Contabilidade do MedioTec/Pronatec de Jaguaribara concluíram e apresentaram, neste mês, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora Fabiana Rodrigues da Silva. Em dupla ou individualmente, os estudantes tiveram que elaborar um projeto inovador com um tema de livre escolha, mas mantendo a seguinte estrutura: Tema/Título, Objetivo, Justificativa, Metodologia, Cronograma de Execução e Referências Bibliográficas. Todos os estudantes tiveram que apresentar para a turma e para a professora o projeto desenvolvido.

De acordo com a professora, ao longo da disciplina de TCC, os alunos foram orientados sobre questões gerais relativas à elaboração de um projeto. “Durante as aulas, orientei os estudantes buscando responder a questões gerais sobre um projeto acadêmico, a exemplo de: Como escrever um projeto? O que são ideias inovadoras/ empreendedorismo? Como falar em público? Quais ferramentas (programas computacionais) podemos utilizar para fazer um TCC? Onde encontramos fontes seguras para pesquisar? Como escrever cada parte do projeto? Etc. Foram realizados encontros de orientação exclusiva para cada dupla com o objetivo de proporcionar encaminhamentos concretos para os temas escolhidos”, conta Fabiana Silva.

Os temas escolhidos pelos alunos do curso técnico em Contabilidade para a construção do TCC abordaram questões diversas relativas ao município de Jaguaribara, incluindo assuntos como serviços de saúde, comércio, esportes, responsabilidade ambiental e produção de alimentos, dentre outros.

Confira abaixo os temas dos trabalhos elaborados pelos estudantes do curso técnico em Contabilidade do MedioTec/Pronatec de Jaguaribara:

1-Construção do 1º Ecoponto (Reciclagem) em Jaguaribara – David Nogueira e Pedro Neto
2-Ações Contábeis para a população de Jaguaribara – Pâmela Suellen e Gabriela Freitas
3-Implantação de um clube de futebol em Jaguaribara: Jaguar Club – Kauna Pinheiro e Marcos Antônio
4-Fundação de um centro médico em Jaguaribara – Francisco Saldanha e Matheus Sousa
5-Gestão de Vendas dos produtos de um Projeto de Pisicultura de Jaguaribara – Macilene Peixoto e Samara Serra
6-Criação de uma Cartilha de Piscicultura – Davi Chaves
7-Dia D da Adoção de cães em Jaguaribara – Antônio Kaun e Rosa Maria
8-MotoClube Dois Amigos de Jaguaribara – Paulo Antônio e Isnael Carneiro
9-Expansão comercial do queijo Jaguaribense – Maria Eduarda e Antônio Guilherme
10-Carcinicultura: incentivo ao comércio de camarão em Alto Santo-CE – Priscila Rocha e Manoel Levi
11-Implantação de um Shopping Center em Jaguaribara – Maria Manoela e Carla Regenia