Turma do curso técnico em Comércio conhece funcionamento de fábrica em Itapipoca

3 de março de 2020 - 23:38

A fábrica de calçados Dass, em Itapipoca, recebeu na semana passada mais uma visita de alunos do MedioTec/Pronatec. Foi a vez dos estudantes do curso técnico em Comércio conhecerem o funcionamento da empresa. A visita foi conduzida pelas professoras Fabiana Rodrigues e Mariana Fernandes.

Segundo Fabiana Rodrigues, que ministra a disciplina Gestão da Qualidade, na visita os estudantes puderam conhecer visão, missão, princípios e valores da empresa, além de todo o processo operacional de produção dos calçados.

De acordo com a professora Mariana Fernandes, os alunos puderam ver durante a visita quase tudo que estudaram no decorrer do curso técnico em Comércio. “Puderam ver a parte de logística, pois falaram sobre expedição e exportações, estoque. Falaram também sobre os insumos, na parte da processo produtivo”, conta.

Os assuntos, conforme Mariana, fazem parte de disciplinas como Logística, Gestão de Processos, Gestão da Qualidade. A parte de Responsabilidade Socioambiental também foi contemplada, por meio dos cuidados da empresa com descarte e compra de mercadoria.

Além disso, segundo a professora Mariana, os jovens tiveram contato direto com colaboradores responsáveis de gestão de pessoas da empresa, que explicaram como funciona o processo seletivo, conteúdo também abordado no curso.

A fábrica Dass é o maior centro de desenvolvimento de calçados da América Latina e emprega mais de duas mil pessoas, destaca a professora Fabiana.

O aluno João Marcelo Soares, 16 anos, ressalta poiswie a visita possibilitou aos alunos o contato mais próximo para ver como funciona o processo produtivo de uma fábrica. “Essa visita envolveu mais de uma disciplina, como a de logística, gestão de qualidade entre outras, mostrando como tudo está interligado e o quanto é importante estudar esses conteúdos”, informa.

“Vimos um pouco da história, dos processos, dos cuidados, parcerias e outras coisas relacionadas à fábrica. Tudo isso ajuda na nossa formação e no nosso crescimento profissional”, acrescenta o estudante.

Ainda de acordo com João Marcelo, assim como as outras visitas técnicas, a vivência na fábrica Dass mostrou para os alunos “um pouco de como é o funcionamento das empresas, a importância de uma boa gestão, além de motivar e proporcionar momentos de muito aprendizados para todos”.

A estudante Evyla Melo, 16 anos, também destaca a importância da aula de campo. “Foi uma visita técnica muito importante para nós que estamos na reta final do curso e que vamos continuar na área comercial. Como eu, que quero continuar seguindo esse caminho e exercer profissionalmente o que tenho de conhecimento sobre Comércio”.