Turmas de Itapipoca debatem sobre desafios e conquistas na disciplina Projeto de Vida

27 de fevereiro de 2020 - 17:36

A reflexão sobre desafios a serem enfrentados para alcançar os objetivos pessoais e profissionais é um dos principais debates proporcionados pela disciplina Projeto de Vida para os alunos do MedioTec/Pronatec.

Nas turmas dos cursos técnicos em Comércio e Contabilidade do município de Itapipoca, os alunos debateram trechos da música “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento, que fala sobre lutar e superar os medos, e trabalharam o significado das palavras trazidas na canção. Segundo o professor Valdizar Forte, nas duas turmas, os alunos lembraram sobre os obstáculos e percalços encontrados ao longo da vida/viagem.

“Foi proposto que agora, eles olhassem para si mesmos e pensassem sobre o que eles já possuem de real e de potencial para ajudá-los na conquista de seus sonhos e desejos. Devem colocar palavras, frases ou trechos de músicas que expressem esse potencial que eles têm e que vai ajudá-los a seguir adiante rumo aos seus objetivos na vida”, conta o professor Valdizar.

Em outra aula do Projeto de Vida, os alunos foram divididos em equipes de cinco integrantes e foram instruídos a cruzarem os braços entre si, formando um círculo, dando a ideia de segurança. “A sensação de estar com os braços ajustados entre si passava uma segurança maior. Quando a gente as mãos, consegue  tentar resolver as coisas de modo mais fácil, mais agradável”, diz o professor. A dinâmica convidou os alunos a refletirem sobre com quem podem contar para realizar os sonhos ou o próprio Projeto de Vida”. As aulas da disciplina Projeto de Vida nos cursos de Contabilidade e Comércio terminam em março.

O aluno Wanderson Bezerra Lima, 18 anos, do curso técnico em Contabilidade, fala que a disciplina Projeto de Vida dá aos alunos a oportunidade de planejar o futuro após o curso. Ele conta que os alunos simulam uma viagem, simbolizando a vida, e debatem sobre as dificuldades que vão encontrar. A disciplina nos ensinou a lutar pelo que queremos e nos mostrou as dificuldades de cada um em se expressar e como as vencemos”, conta.