Jogo alia diversão e conhecimento sobre empreendedorismo
6 de fevereiro de 2020 - 00:42
Aprender brincando é uma das formas mais eficazes de garantir o interesse e a evolução dos estudantes. Por isso, a professora Geovana Pinheiro, do curso técnico em Contabilidade do MedioTec/Pronatec de Crateús, realizou nesta semana uma atividade lúdica com os alunos como forma de estimulá-los e auxiliá-los na elaboração de um Plano de Negócios. Usando dados com desenhos variados, os estudantes tiveram que soltar a imaginação e desenvolver histórias ligadas ao empreendedorismo.
“O objetivo do jogo é criar uma história com os símbolos que aparecerem quando os dados forem lançados. Pedi para os alunos se inspirarem em um personagem empreendedor para começarem a imaginar como será o plano de negócios deles. A atividade foi bem interativa. Eles acharam bem diferente e desafiadora, uma vez que tiveram que improvisar uma história com os símbolos aleatórios dos dados. Surpreendi-me com a criatividade e rapidez na elaboração das narrativas. Ao final, cada equipe contou a sua história”, conta a professora.
Para a estudante Ingrid Soares, a atividade atingiu o objetivo de aliar diversão e aprendizado. “Foi muito legal e interessante. Além disso, nos ajudou a compreender melhor o assunto, pois tivemos que relacionar os desenhos dos dados com uma história. Formamos grupos, conversamos e elaboramos uma história. Uma atividade diferente é muito bom para a aprendizagem e para promover a interação da turma”, diz.