Biblioteca Pública de Itapipoca recebe estudantes do curso técnico em Comércio

31 de janeiro de 2020 - 21:32

A Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, de Itapipoca, recebeu nesta semana a turma do curso técnico em Comércio (MedioTec/Pronatec). A iniciativa foi da professora Fabiana Rodrigues, responsável pela disciplina de Gestão da Qualidade.

Na oportunidade, os alunos foram recebidos pela coordenadora do espaço, a bibliotecária Estela Cardoso, que apresentou toda a gestão organizacional do equipamento. De acordo com a professora Fabiana, o objetivo da visita foi apresentar a visão estratégica da qualidade, perpassando pela gestão organizacional de uma biblioteca. A gestão da qualidade adotada no sistema bibliotecário, explica a docente, caminha por toda a essência Gestão da Qualidade: planejamento, organização, execução, direção e controle.

“De forma equivocada, acredita-se que a Gestão da Qualidade é direcionada apenas para empresas privadas de grande porte, por isso a ideia da visita em uma biblioteca, para que esse paradigma fosse rompido”, conta Fabiana.

Durante a visita, os estudantes compreenderam, na prática, que a Gestão da Qualidade vai além do uso de ferramentas ou técnicas. “Ficou consolidada a importância da Gestão da Qualidade nos diferentes locais, setores, empresas, organizações, e que a mesma não é restrita ou exclusiva para alguns setores comerciais”, detalha a professora Fabiana. Os estudantes também puderam conferir de perto o funcionamento de uma máquina de escrever em braille e aprenderam sobre o alfabeto desse sistema de escrita.

Explanação do alfabeto braille

As visitas técnicas promovidas no Pronatec são  feruma importanter ferramenta e contribuem para o aprendizado dos alunos, aponta o estudante João Marcelo Soares Marques, 16 anos. Para ele, a visita foi bastante proveitosa, pois possibilitou à turma conhecer detalhes sobre a organização e alguns processos da biblioteca. 

“Vimos a importância de se ter uma boa organização, os cuidados necessários para tornar o local acessível para todas as pessoas. A biblioteca é um local que serve também para estudar, pois lá há livros de vários conteúdos diferentes. Isso incentiva principalmente a gente como estudante a ir conhecer o local e pegar livros para ler. Cada livro possui uma numeração que ajuda a identificar o local dele dentro da biblioteca. Isso ajuda na organização dos livros, já que a biblioteca possui um grande acervo”, informa.

Máquina de escrever em braille

A aluna Evyla Melo, 16 anos, também considerou essencial aprender de perto sobre a importância da organização de uma grande biblioteca. Ela destaca que o sistema do acervo é internacional e eficaz. A jovem também aprova a iniciativa de promover aulas de campo para os alunos. “A cada visita eu me apaixono mais pela área. Cada experiência é incrível, e essa não foi diferente. Contribui bastante, pois aprendo cada vez mais sobre o ‘mundo’ do Comércio”.