Aula prática com microscópio aperfeiçoa aprendizagem em curso técnico em Gerência de Saúde

16 de janeiro de 2020 - 22:47

Alunos do curso técnico em Gerência de Saúde de Tauá participaram nesta quinta-feira (16/01) de aula prática com o uso do microscópio, no campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (Cecitec). A atividade ocorreu na disciplina de Gestão e Ferramentas Gerenciais. 

Segundo a professora Gleice Fernandes, a aula teve o objetivo de aprendermos a manusear de forma correta bens de consumo com longa durabilidade. Ela informa que aproveitou-se a oportunidade para estudarmos sobre vírus, bactérias e fungos associados a Doenças Sexualmente Transmissíveis. 

“O momento foi pensando em virtude da aproximação do período carnavalesco. A preocupação com as DST’S deve existir o ano todo, mas no Carnaval a intensificação de campanhas educativas voltadas a hábitos sexuais saudáveis  torna-se relevante, em especial ao público mais jovem, um grupo no qual o Ministério da Saúde vem constatando menor hábito de usar preservativos – e maior índice de contágio por HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis”, detalha Gleice.

A aula contou com a colaboração do professor Silvio César Gomes de Lima, coordenador do curso de Ciências Biológicas do Cecitec, e da bolsista de graduação da UECE, Pâmela de Sousa Nascimento. 

O professor e a bolsista explanaram sobre o uso do microscópio  – manuseio, manutenção, cuidados e funções. O equipamento permitiu aos estudantes turma a visualização bactérias, fungos e vírus causadores de DST’s. O roteiro da aula prática contou ainda com explicações sobre forma de contágio, cadeia de transmissão, diagnóstico e tratamento das doenças.

A aluna Joseane Alves, 17 anos, destacou a importância do aprendizado sobre prevenção, tratamento e sintomas das doenças sexualmente transmissíveis. “Essa aula foi bastante vantajosa para nosso conhecimento e é muito importante aprendermos para poder nos prevenir e ajudar pessoas que não saibam da probabilidade enorme (de contágio) existente atualmente”.

Já o estudante Rafael Oliveira dos Santos, 17 anos, ressalta que a aula foi uma boa iniciativa para o desenvolvimento dos futuros gestores em saúde. Segundo ele, a visualização das bactérias, fungos e vírus pelo microscópio agregou bastante conhecimento a turma. “Foi importante para nos alertar sobre as doenças que são causadas por eles. Vimos que são muitos casos encontrados no Brasil, que surgem diariamente”, conta. 

ANATOMIA ANIMAL

Ainda durante a aula prática, informa a professora Gleice, motivados pela curiosidade, a turma pediu ao professor Silvio para visualizar a estrutura de algum animal de pequeno porte. “Foi toda a anatomia da formiga do campo, um momento de aprendizado e descobertas”, conta a professora.