Janeiro branco: ansiedade é tema de debate em turma do MedioTec em Itapipoca

15 de janeiro de 2020 - 16:36

Sob supervisão da coordenação Psicopedagógica do Pronatec, professores estão realizando diversas atividades com os alunos em alusão ao janeiro branco, mês dedicado a alertar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional. Na última sexta-feira, alunos do curso técnico em Comércio em Itapipoca participaram de atividade sobre o tema em sala de aula.

Segundo a professora Vívian Larissa Alves, com objetivo de refletir sobre saúde mental, os alunos foram convidados a responder à pergunta “o que significa ter saúde mental e emocional?”. Entre as respostas, os estudantes apontaram a necessidade de saber lidar com problemas, estar bem consigo mesmo, controlar as emoções, ter pensamentos positivos e trabalhar a saúde física.

 

Em seguida, a turma respondeu a dois questionamentos: “o que você vai alcançar em 2020?” e “que motivos você tem hoje para ser feliz?”. A professora Vívian informa que expôs o tema em uma conversa com os alunos, repassando conselhos e contando um pouco da própria vivência.

“Foi um momento bem rico de partilha de sonhos e medos para este ano decisivo de encerramento do ensino médio”, diz a professora. 

 

Carlos Vitor Sales, 16 anos, que participou da atividade, conta que já vivenciou situações de muita ansiedade e o debate realizado em sala de aula aprimorou seu conhecimento sobre o assunto. Para ele, para uma boa saúde mental e emocional, é estar bem consigo mesmo e conversar sobre o assunto, principalmente entre os jovens. “A atividade foi eficaz para todos os alunos, de forma que me tocou muito, pois retratou diversos problemas. Além disso, a professora Vivian dialogou de uma forma incrível, relatou as consequências e as formas de como minimizar esses problemas, cujas principais causas têm sido os padrões impostos pela sociedade”, explica.

O adolescente defende que o tema seja amplamente debatido em escolas, mesmo entre pessoas que não sofrem com algum problema de saúde mental. Vitor conta que aprendeu que esses males podem ser minimizados com diálogo, pensamento positivo, atenção maior de toda a sociedade e gestos de empatia.

Para o aluno Guilherme Cordeiro, 17 anos, atualmente é comum encontrar jovens com ansiedade, depressão, entre outras doenças que afetam a saúde mental e emocional. A questão, segundo avalia, deve ser debatida não só em sala de aula, mas em casa, com os pais. Ele também elogiou a iniciativa do MedioTec em discutir o problema, uma vez que a turma se prepara para tomar decisões importantes nos próximos meses.

“Uma coisa que me chamou atenção foi a questão da ansiedade, justamente pela correria que é o dia a dia de muitos jovens. Digo por mim, por estar esse ano cursando o terceiro ano (do ensino médio). São muitas decisões a serem tomadas, não só no terceiro ano, mas em todo o ensino médio, em que somos preparados para várias provas e ali pode estar nosso futuro, como Enem e demais vestibulares. Dentro disso existe uma pressão muito grande de familiares, amigos, professores e pessoas próximas, e principalmente da própria pessoa, que se cobra bastante”, avalia o jovem.