Alunos do MedioTec em Itapipoca debatem desafios e metas para o futuro profissional

10 de janeiro de 2020 - 00:12

Turma do curso técnico em Comércio de Itapipoca

 

Alunos do curso técnico em Comércio e Contabilidade de Itapipoca retomaram em janeiro a disciplina Projeto de Vida. Utilizando a metáfora de uma viagem, que significa a própria vida de cada estudante, a disciplina iniciou em dezembro com o planejamento de metas para os próximos cinco anos.

Segundo o professor da disciplina em Itapipoca, Valdizar Forte, dando continuidade às atividades, os alunos foram convidados a “ampliar os horizontes da viagem”. Nesta segunda etapa, o Projeto de Vida propôs que os estudantes projetem as metas para os próximos 10 anos.

Durante as aulas, foi debatido texto do professor e administrador Ricardo Verçoza, que ressalta a importância do planejamento da carreira e convida a prospectar o futuro profissional. O professor Valdizar Forte conta que, a partir do texto, a turma fez reflexões em grupo e relembrou o que fez no início da disciplina.

 

 

“Agora, os alunos responderam onde eles se veriam em 10 anos, qual o projeto de vida deles, onde queriam estar e o que queriam conquistar. Comentamos que em 10 anos a gente passa no vestibular, a gente se forma, casa. É muito tempo para se pensar. Mas se não parar para planejar, 10 anos passam muito rápido”, orientou o professor Valdizar.

Em outra parte da aula, segundo conta o professor, os jovens debateram sobre os percalços da viagem, ou seja, as dificuldades e problemas que encontrariam pelos próximos dez anos.  Nessa etapa, a turma trabalhou a letra da música “Eye Of The Tiger”, tema do filme Rocky. A canção reflete sobre crescimento, encontrar barreiras e não desistir diante dos empecilhos. Ao final da atividade, os alunos redigiram texto sobre os obstáculos e desafios que precisam ser vencidos para que alcancem os objetivos para realizar o projeto de vida.

A disciplina Projeto de Vida, proposta pela Coordenação Psicopedagógica do MedioTec/Pronatec, tem como objetivo estimular no aluno o interesse em relacionar os cursos técnicos com as expectativas e metas de futuro dos estudantes. Ao favorecer maior conhecimento de si, a atividade tem promovido o fortalecimento da identidade, a interação grupal e estabelecimento de metas para suas vidas, aspectos de grande importância nesta fase de desenvolvimento.