Alunos do MedioTec de Itapipoca concluem primeira fase do Projeto de Vida

18 de dezembro de 2019 - 22:09

Os cursos técnicos em Comércio e Contabilidade do município de Itapipoca estão entre as turmas do MedioTec que concluíram no início de dezembro a primeira metade (10 horas/aula) da disciplina Projeto de Vida. 

O projeto é uma ação da Coordenação Psicopedagógica do MedioTec/Pronatec que tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse em relacionar os cursos técnicos com suas expectativas e metas de futuro. 

Segundo o professor Valdizar Forte, que ministra a disciplina Projeto de Vida para as turmas de Comércio e Contabilidade de Itapipoca, na primeira fase da disciplina, foi proposto aos estudantes o planejamento de suas metas para os próximos cinco anos. Os alunos foram convidados a confeccionar cadernos, que podem ser customizados atendendo ao gosto de cada um, com adesivos, recortes e frases, onde vão inserir seus objetivos para o futuro. 

“Primeiro a gente começa fazendo um projeto para cinco anos – onde eles vão se achar, o que pretendem daqui a cinco anos. A gente constrói essa história como se fosse uma viagem, que começa com uma mala, que seria esse caderno todo decorado”, explica o professor. 

Disciplina Projeto de Vida no curso técnico em Contabilidade de Itapipoca

 

A cada aula, são propostas situações para os alunos dissertarem, como elencar os pontos fracos e fortes relacionados aos objetivos que eles pretendem atingir; relembrar as disciplinas que tiveram no primeiro semestre do curso; indicar qual professor mais motivou a turma e que disciplina mais agradou; entre outras. “A gente também usa vídeos e músicas de reflexão para que eles se vejam na escola, trabalhamos qual a importância deles na família e da família na vida deles”, exemplifica.

Conforme o professor, no segundo momento da disciplina, a partir de janeiro de 2020, será feita uma avaliação da primeira etapa do Projeto de Vida e apresentada uma nova proposta: as turmas deverão traçar objetivos que almejam a longo prazo, para os próximos 10 anos. “No final eles constroem uma carta para si mesmos, reafirmando que vão cumprir as etapas trabalhadas no Projeto de Vida”, conta Valdizar.

Disciplina Projeto de Vida no curso de Comércio em Itapipoca

 

A disciplina Projeto de Vida proporciona aos alunos momentos para refletir sobre onde querem chegar, “tanto como pessoa, como profissional”, segundo avalia o estudante Carvalho Neto, 16 anos, do curso técnico em Comércio de Itapipoca. Ele destaca que algumas atividades realizadas no projeto buscam responder questionamentos, como “quem eu sou?” e “quais as forças e fraquezas que tenho?”.

“Isso faz com que nós alunos tenhamos um momento só nosso, para ver quem nós somos realmente. Em vez de falar dos outros, o que muitas vezes é fácil, nesse momento falamos coisas sobre nós mesmos, o que é muito difícil, pois é muito fácil achar que somos algo, que fazemos tal coisa, mas na prática, muitas das vezes não é aquilo que diz que realmente é”, acredita.

Carvalho conta que o Projeto de Vida faz com que os alunos reflitam sobre o passado, presente e, principalmente, o futuro. “Onde queremos chegar, o que queremos ser, e esses momentos são cruciais para decidirmos nossas ações, para conseguirmos realmente chegar onde queremos”, destaca o estudante.

Já o aluno Wanderson Bezerra Lima, 18 anos, do curso técnico em Contabilidade de Itapipoca, ressalta a importância da oportunidade de planejar o futuro após o curso. “ A disciplina vem nos ensinando sobre criar projetos para nossos futuros e realizarmos, pois fazer um projeto e deixar no papel para nada serve. Vem ensinando a sermos mais humildes, mais solidários, a ajudarmos mais nossos companheiros”, avalia.