Atividade lúdica alia diversão e aprendizagem no curso de Comércio em Tauá
10 de dezembro de 2019 - 19:23
O emprego de atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem é uma estratégia importante que vem sido usada por inúmeros educadores. Ações deste tipo permitem o desenvolvimento da criatividade e abrem espaço para a participação e interesse dos estudantes.
Nessa linha, o curso técnico de Comércio de Tauá realizou no último dia 07/12 mais um sábado letivo, com uma dinâmica que possibilitou os alunos fixarem os conteúdos de forma lúdica. O momento ocorreu na disciplina de Gestão em Serviços, ministrada pelo professor Marcelo Alves.
O professor explica que foi aplicada a dinâmica Caça ao Tesouro com o tema 007. Na brincadeira, são distribuídos envelopes com informações sobre a disciplina em diversas partes do prédio onde acontece a aula. “Nesses envelopes encontram-se frases para serem completadas. Essas frases são para desvendar a palavra-chave a que se refere o tema”, explica o professor.
Para se encontrar os envelopes, os alunos recebem enigmas. Quando finalizados todos os enigmas, foi revelado nome do tesouro. Na dinâmica, conforme o professor Marcelo, foram colocados quatro enigmas para cada equipe participante. Ao final da atividade, todos são premiados com guloseimas.
A vivência possibilitou que a turma saísse da rotina, segundo a aluna Joyce Feitosa, 16 anos. Ela explica que o professor passou em vários lugares da escola, deixando pistas sobre como achar as palavras-chave. O professor passou dicas de cada lugar e ainda dicas sobre como desvendar cada palavra-chave.
“Foi um experiência muito prazerosa, de grande aprendizagem. Foi um diferencial muito interessante pois foi um ensino lúdico para tirar um pouco da monotonia de sala de aula”, avalia a estudante.
A estudante Camila Sousa, 17 anos, classificou a atividade como excelente. Segundo ela, a dinâmica trouxe diversão para a turma e contribuiu para uma melhor compreensão dos assuntos abordados pela disciplina. “Achei muito divertida. Foi uma forma de trazer o aluno para dentro do conteúdo. Me ajudou bastante, pois estava com dificuldade em algumas coisas e consegui entender de forma bem mais divertida”, destaca.