Alunos do curso técnico em Comércio de Itapipoca visitam a Ducoco

6 de dezembro de 2019 - 17:48

Conhecer o funcionamento de uma indústria e ver na prática a aplicação de conceitos e a utilização de equipamentos abordados em sala de aula contribui de forma essencial para a formação de profissionais prontos para atender às exigências do mercado. Por isso, os alunos do curso técnico em Comércio do MedioTec/Pronatec de Itapipoca visitaram, nesta semana, a fábrica da Ducoco, empresa cearense que é hoje uma das maiores exportadoras brasileiras de água de coco.

Segundo a professora Vivian Larissa Alves, a visita durou 2h30 e foi importante para ajudar os alunos na fixação dos conhecimentos obtidos nas disciplinas “Compras e suprimentos” e “Logística de distribuição”. “A visita buscou mostrar aos alunos todo o setor produtivo, focando nos processos de logística, desde a logística de entrada (ou suprimentos) até a logística de saída (distribuição). Foi possível observar o processo de produção e conhecer mais sobre como a fábrica faz o Planejamento e Controle de Produção (PCP) e atividades como a compra de insumos, relacionamento com fornecedores, cuidados de recebimento, embalagem, manuseio, armazenagem, controle de estoques, expedição e transporte dos produtos aos clientes. Há clientes locais e clientes de exportação. Muitos produtos da Ducoco, como a água de coco saborizada, são bastante consumidos nos Estados Unidos, sendo exportados via Porto do Pecém”, conta.

Entre os estudantes que conheceram a fábrica da Ducoco, estava Evyla Melo, para quem a visita contribuiu para ampliar seu conhecimento. “Eu achei excepcional. Foi algo que foge do nosso dia a dia, pois foi fora da sala de aula. Essa visita nos proporcionou o conhecimento de todo o processo de uma fábrica na forma prática. E, realmente, necessitamos disso para aprimorar e complementar os conceitos teóricos que aprendemos nas aulas. Foi incrível!” afirma a estudante. Ela ressalta, ainda, que visitas desse tipo contribuem para deixar os estudantes mais seguros para colocar em prática o que aprendem nas aulas teóricas.

“Incrível” também é a palavra utilizada pelo estudante João Marcelo Soares Marques para avaliar a visita à fábrica da Ducoco. De acordo com ele, a experiência contribuiu significativamente para a formação profissional dos estudantes do curso Técnico em Comércio, além de ampliar a rede de contatos, o que pode ser muito importante para abrir portas no mercado de trabalho.

Diferencial
Atividades como a visita à fábrica da Ducoco é um dos diferenciais do MedioTec/Pronatec, que busca sempre mostrar aos alunos as possibilidades existentes na área de estudo e a realidade do mercado de trabalho. Esse é um dos motivos apontados pela estudante Evyla Melo para a satisfação com o curso.

“O curso Técnico em Comércio superou todas as minhas expectativas. Fiquei surpresa com a dinâmica do curso e, desde então, percebi que estava no caminho certo, pois me encontrei. É um curso que tem um bom conteúdo e incentiva o aluno a aprender. Hoje, consigo projetar meu futuro com muito mais segurança, na certeza de que a qualificação que estou adquirindo será colocada em prática, que serei uma excelente profissional e que terei uma boa qualidade de vida”, afirma Evyla Melo.

O estudante João Marcelo também exalta o curso que, segundo ele, proporciona experiências únicas, abre novas portas e oferece possibilidades reais de ingresso no mercado de trabalho após a conclusão.