Feira de Negócios ajuda a fortalecer conhecimentos sobre empreendedorismo 

4 de dezembro de 2019 - 00:02

Os alunos do curso técnico em Comércio do MedioTec/Pronatec de Itapipoca participaram, no fim de novembro, da Feira de Negócios de Itapipoca (Fenita), onde tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes atividades econômicas existentes na região, ampliar a rede de contatos e reforçar os conhecimentos obtidos em sala de aula.

“Essas experiências são muito boas para os estudantes, pois eles conseguem vivenciar na realidade os negócios. Participar de uma feira de negócios ajuda a aprimorar a habilidade que eles já possuem para fazer networking”, diz a professora Mariana Fernandes, que conduziu a visita.

De acordo com ela, os estudantes realizaram atividades para conhecer melhor o perfil dos profissionais e a realidade de mercado das atividades da economia local. Além disso, eles também puderam participar de eventos paralelos realizados durante a Fenita 2019, a exemplo da Trilha do Empreendedor, um jogo de perguntas e respostas sobre empreendedorismo.

Quem aprovou o jogo e saiu vencedora da atividade foi a estudante Deysiele Lima, de 16 anos. “A Trilha do Empreendedor foi o que mais me chamou atenção na Fenita 2019. Meu colega Carvalho Neto e eu participamos desse jogo de perguntas e respostas e ficamos em primeiro lugar. Ganhamos uma medalha. Na segunda partida, quem ganhou o jogo foram duas colegas minhas. Nós sabíamos as respostas para todas as perguntas que foram feitas, pois já tínhamos estudado sobre os temas abordados”, conta. “Nós gostamos muito de participar da Fenita, pois testamos nossos conhecimentos, aprendemos coisas novas e fizemos mais contatos. Isso é muito importante para a nossa formação profissional”, acrescenta.

A participação na Feira de Negócios de Itapipoca também foi avaliada positivamente pelo estudante João Marcelo Soares Marques, de 16 anos. “A Fenita foi um evento que contribuiu bastante para a nossa formação, pois vimos conteúdos que nós já estudamos no curso e outros que veremos em disciplinas futuras. Além de mostrar a realidade da área, a participação em eventos como a Fenita também pode estimular os estudantes a seguir alguma profissão relacionada a essa área. Então, a participação nesse tipo de evento é muito benéfica, só tem a contribuir para a nossa formação”, afirma.

Juntando as peças

Para a estudante Janaína Araújo Carvalho, de 17 anos, o que chamou mais atenção durante a Fenita foi um método adotado pelas empresas que utiliza peças de “Lego” para identificar oportunidades de negócio a partir da observação das características de cada pessoa e de como ela pode se adequar ao mercado.

Ela também ressalta que participar de eventos é essencial para a formação profissional dos estudantes do MedioTec/Pronatec. “A partir desses eventos, passamos a conhecer melhor como ocorre o empreendedorismo na nossa região. É algo muito importante, pois contribui para o nosso desenvolvimento no curso, comprovando, na prática, a teoria que vemos na sala de aula”, diz.