Alunos do MedioTec de Tauá conhecem serviços de atenção à saúde de Quiterianópolis
27 de novembro de 2019 - 18:36
Alunos do curso técnico de Gerência em Saúde (MedioTec) de Tauá visitaram na semana passada unidades de saúde do município de Quiterianópolis, onde conheceram os instrumentos de planejamento em saúde dos serviços de Atenção Primária e Secundária à Saúde. Os alunos puderam conferir de perto o funcionamento da Secretaria de Saúde de Quiterianópolis, além de duas Unidades Básicas de Saúde e do Hospital e Maternidade do município.
O momento fez parte da disciplina de Gestão, Organização e Planejamento em Saúde, ministrada pela professora Socorro Soares, que acompanhou os estudantes nas visitas. “Como eles já haviam feito visitas técnicas aos equipamentos de Tauá, achamos interessante que eles viessem conhecer novas realidades, por Quiterianópolis ser menor que Tauá. “Não necessariamente, eles vão trabalhar no seu município. Quem sabe um dia, vão para um município de menor tamanho e conheçam novas realidades”, detalha a docente.
Segundo a professora, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos de planejamento em saúde (Planos Municipais, Programação Anual, Relatório de Gestão), instrumentos organizacionais (cronogramas, organogramas, fluxogramas, escalas) e Protocolos Operacionais Padrões (POPs).
“Foi muito proveitoso para os alunos, os alunos estavam interessados, muito curiosos e questionaram bastante”, avalia Socorro. Os estudantes foram recebidos pelo secretário de saúde de Quiterianópolis, Douglas Pereira, e pela própria professora Socorro, que atua na coordenação da Atenção Básica do município, além dos coordenadores das unidades visitadas. “Responderam a todas as indagações, os alunos gostaram demais. Foi uma prática bem importante para a disciplina”.
As visitas ocorreram em duas Unidades Básicas de Saúde, sendo uma com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e outra que atuava com cadastro manual. No hospital, foram apresentadas aos estudantes as funcionalidades do serviço de informatização e a parte documental. Já na Secretaria de Saúde, a turma recebeu informações acerca dos principais instrumentos de organização e planejamento em saúde.
O estudante Carlos Edinaldo do Nascimento, 17 anos, conta que, apesar de pequena, notou Quiterianópolis é uma cidade organizada e conta com servidores entrosados. “Ao chegarmos nas instituições de saúde notamos que a realidade que nós ouvimos falar era bem diferente do que nós presenciamos. A organização era bem planejada, o trabalho em equipe era bem feito e todos se dão bem e são satisfeitos com o que fazem. Nós pudemos observar também o secretário da saúde é visto como um líder que sabe lidar com todos e está sempre à disposição da população para fazer o melhor por todos”.
O aluno acrescenta que a vivência contribuiu para que os alunos conhecessem como são planejados os serviços de saúde de cada instituição “Também aprendemos como é organizado o tempo de trabalho e o que cada funcionário faz durante a semana e no mês”, detalha.
Já a estudante Gardênia Lima Dantas, 16 anos, ressalta a oportunidade que os estudantes tiveram de comparar os municípios de Tauá e Quiterianópolis. “Como o curso é de Gerência em Saúde, tanto a disciplina quanto a experiência prática nos ensinaram como organizar e planejar a saúde, então foi de grande valor para o nosso aprendizado. Foi um conhecimento maravilhoso e de muitas experiências”, comemora.