Estudantes de Crateús participam de atividades psicopedagógicas e visitam UECE
22 de novembro de 2019 - 21:13
Cuidar da saúde mental e emocional dos estudantes é uma das preocupações dos professores e coordenadores do MedioTec/Pronatec realizado no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). Por isso, 32 alunos dos cursos técnicos de Contabilidade e de Comércio de Crateús, acompanhados pelo coordenador local, Carlos Christian Mendes Melo, visitaram a UECE nesta semana e participaram de atividades voltadas para a promoção do bem-estar integral.
“Pela manhã, nós nos reunimos no auditório da Psicologia, oferecemos lanche e fizemos alguns exercícios de grupo para trabalhar a integração entre eles e também a motivação para os cursos. Nesse sentido, entregamos a eles fitinhas amarelas com a frase ‘Eu sou importante – MedioTec UECE”. Aproveitamos a oportunidade para trabalhar a autoestima e a saúde emocional dos estudantes”, conta a coordenadora psicopedagógica do Pronatec, Ana Ignez Belém Lima, que recebeu os alunos.
As atividades realizadas com os estudantes de Crateús foram facilitadas pela coordenadora Ana Ignez e pelos estagiários de psicologia Paloma Castro e Denis Bergkamp Gomes Nascimento. A coordenadora também recebeu três alunas que solicitaram atendimento individual.
Após as atividades, os alunos almoçaram no Restaurante Universitário da UECE, conheceram as instalações da Universidade e receberam uma palavra de acolhimento do professor Nelson Arruda, coordenador adjunto do Pronatec. Em seguida, os estudantes conheceram o Centro Cultural Dragão do Mar, um dos mais importantes equipamentos turísticos de Fortaleza.
“A experiência foi muito boa. Não imaginava que a UECE era tão grande. Conhecer a Universidade me fez pensar no que quero para o meu futuro. Além disso, nós fomos muito bem recebidos”, conta a estudante Rosilania Martins, de 16 anos, aluna do curso de contabilidade.
As instalações da UECE e a receptividade dos professores também chamaram a atenção da estudante Emily de Souza, de 17 anos. “Os profissionais da UECE nos trataram com carinho. Achei muito interessante. Acho muito importante esse tipo de atividade. Temos que conhecer o ambiente universitário. Isso nos ajuda a ter uma visão de como irá ser quando estivermos em um curso superior. Além disso, é muito gratificante conhecer a instituição que está nos dando a oportunidade de fazer um curso técnico”, diz.