Conte sua História: dinâmica é estratégia para integrar alunos e fixar conteúdo

19 de novembro de 2019 - 16:05

Um convite a liberar a imaginação e a usar a criatividade para criar vínculos com os colegas de turma e aumentar a sociabilidade. Assim foi a atividade “Conte Sua História”, realizada pelo professor Marcelo Alves com os alunos da disciplina Gestão e Orçamento Público, do curso técnico em Contabilidade do MedioTec/Pronatec de Jaguaretama.

“No início da atividade, os alunos começam a se conhecer mais através de um abraço, aperto de mão ou falando um para o outro ‘sou seu amigo e estou aqui por você’. Depois, é sugerido um tema para darmos início à contação de história. Eu início a história e vou chamando os alunos, um a um, para eles darem continuidade. Para cada aluno, eu passo três palavras que ele deverá inserir na parte da história que ele contar”, explica o professor Marcelo Alves.

De acordo com ele, a atividade proporciona benefícios diversos aos alunos e pode ser usada para aumentar a integração da turma e para ajudar a fixar os conteúdos vistos na disciplina. Além do exercício da criatividade, da capacidade de pensar rapidamente e da aproximação maior com os colegas, a atividade também tem como recompensa um prêmio que é colocado pelo professor dentro de um balão que fica no interior de um “baú do tesouro”. Os prêmios simbólicos e originais contribuem para promover a descontração da turma e, no final, todos são vencedores. “Cada participante tem direito a explodir um balão com o prêmio que está no baú. Todos são premiados”, diz o Marcelo Alves.

Para o estudante Neto Vieira, 16 anos, a atividade atingiu o objetivo planejado pelo professor. “Foi muito divertido. Serviu para descontrair e, ao mesmo tempo, revisar a matéria que vimos na disciplina. Ajudou muito a melhorar a interação na turma”, conta.

O estudante David Gadelha Soares, 16 anos, também aprovou a atividade desenvolvida pelo professor, para quem só tem elogios. “O professor Marcelo Alves ensina muito bem. Ele me fez aprender com facilidade o conteúdo da disciplina”, afirma, acrescentando que deseja que o professor ministre novas aulas para os alunos do curso técnico em Contabilidade do MedioTec/Pronatec de Jaguaretama.