Equipe Psicopedagógica do MedioTec tem apoio de representantes de turmas

14 de novembro de 2019 - 22:12

A coordenação psicopedagógica do Pronatec/Funece conta com importantes aliados no acompanhamento das turmas. Desde a primeira pactuação do Pronatec/Funece para oferta de cursos técnicos do MedioTec, as classes contam com o auxílio dos representantes de turma, alunos eleitos pelos colegas para mediar o relacionamento entre os estudantes e a Coordenação Psicopedagógica, Coordenadores Locais e professores.

A coordenadora Psicopedagógica do Pronatec/Funece, professora Ana Ignez Belém, explica que cada turma conta com dois a três representantes, cuja função é coletar as demandas da turma e repassar aos coordenadores, além de incentivar os colegas.

“Eles têm papel de motivar os outros alunos, ficam atentos ao que está acontecendo na turma para reportar ao apoio psicológico, reportam quais são as dificuldades que estão percebendo. Repassam se algum colega está com dificuldade, perguntam se há outro tipo de metodologia mais ativa, como está a frequência da turma, informam se querem algum tema específico para ser discutido em sala de aula. Eles também têm liberdade de levar as queixas e fazer solicitações, como as visitas das turmas à Uece”, detalha.

Ainda segundo a professora, semanalmente a Coordenação Psicopedagógica do MedioTec faz uma avaliação com os representantes de turma por meio do Whatsapp. Nesse processo, a coordenação reforça a importância dos representantes junto aos colegas e avalia como eles estão desenvolvendo as atividades. Além disso, a professora Ana Ignez repassa vídeos motivacionais para os estudantes, enquanto os representantes de turma enviam fotos das atividades feitas pelos alunos. “Eles são uma ponte direta do apoio psicopedagógico. Além deles, temos também os professores e coordenadores locais”, reitera a professora Ana Ignez.

Uma das atividades desempenhadas pelos representantes de turma é a exibição de vídeos produzidos pela equipe psicopedagógica do MedioTec

A coordenadora destaca que o ideal é que os representantes sejam espelho para a turma, dando exemplo de assiduidade nas aulas e de dedicação com os estudos. Geralmente, durante as eleições dos representantes, as turmas escolhem os alunos mais comunicativos, que têm mais facilidade de integração com toda a turma, ou aqueles considerados mais estudiosos. As eleições são realizadas com a presença do Coordenador Local de cada turma. Geralmente, os representantes são escolhidos após o primeiro mês de aula – tempo para promover o entrosamento dos alunos – e permanecem até o fim do curso. Nas situações em que há empate de votos, as turmas passam a contar com três representantes.

“A experiência tem sido bem interessante, porque podemos estar permanentemente em contato com a turma, a partir do olhar dos representantes, e podemos comparar com o olhar dos professores e coordenadores. É um espaço democrático de diálogo dentro do MedioTec, que acaba sendo um espaço de aprendizagem importante para eles, porque vão produzindo mais autonomia e consciência do papel como alunos”, avalia Ana Ignez.

Quando foi eleita para representar os alunos da turma do curso técnico em Comércio de Tauá, Luiza Kelly de Souza, 18 anos, conta que sentiu que teria uma maior responsabilidade e obrigação de ser exemplo para os colegas.

Luiza Kelly é representante de turma no curso técnico em Comércio de Tauá

“Me senti disposta a ajudar os professores e os próprios alunos também! Eu realmente criei um vínculo de liderança, está sendo uma experiência maravilhosa. O curso do Pronatec me ajudou como pessoa e na minha própria família, na minha vida social. E essa experiência está sendo de grande valor para minha vida!”, ressalta a estudante.

Já a aluna Eva Iris Costa Peixoto, 16 anos, é uma das representantes de turma no curso técnico em Contabilidade de Jaguaretama. Apesar das dificuldades e da rotina cansativa, a jovem vem gostando da experiência e acredita que o apoio recebido da equipe do MedioTec faz a diferença.

Eva Iris representa os alunos da turma de Contabilidade de Jaguaretama

“Faço estágio pela manhã, estudo à tarde e à noite vou para o curso. Mas no fim do dia tudo valeu a pena”, conta. “O curso é excelente, sempre temos professores bastante qualificados. É uma oportunidade que pode mudar a vida de todos nós que participamos. Sempre somos bastante apoiados pelos nossos pais, nossa coordenadora Cláudia e pela equipe psicopedagógica do Pronatec”, conclui Eva.