Estudantes do MedioTec/Pronatec aprendem técnicas de primeiros socorros

1 de novembro de 2019 - 17:52

A possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas foi um dos fatores que estimularam ainda mais a turma do curso Técnico em Enfermagem  (MedioTec/Pronatec) de Canindé durante a aula prática de primeiros socorros ministrada nesta semana.

Segundo a professora Fernanda Magalhães, que ministra a disciplina de Primeiros Socorros, os alunos aprenderem as técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), imobilização correta e manobra de Manobra de Heimlich, utilizada em casos de emergência por asfixia.

“Foi uma aula muito importante para eles, futuros profissionais da área da saúde. Uma equipe bem treinada, conhecedora dos procedimentos padrões para cada tipo de situação de emergência e pronta para agir em tempo hábil é fundamental para a vida do paciente”, destaca a professora.

De acordo com ela, a aula prática é importante para fixar o conhecimento obtido com as aulas teóricas e treinar os alunos para as situações com as quais eles vão se deparar durante o exercício profissional.

“Os estudantes se envolveram bastante na aula, que também teve uma parte teórica. Todos eles treinaram as manobras para reanimação cardiopulmonar, imobilização do paciente e manobras para desobstrução de vias aéreas em caso de engasgo. A aula prática envolve muito os estudantes”, acrescenta a professora Fernanda Magalhães.

Para o estudante Denilson Cavalcante, 19 anos, colocar a teoria em prática foi fundamental para dirimir dúvidas e dar mais segurança para enfrentar as situações que exigem o conhecimento de primeiros socorros. “Foi uma experiência ótima. A prática é muito importante para tirar algumas dúvidas. A gente se sente mais preparado para quando ocorrer algo  assim na vida real. E primeiros socorros é um conhecimento que a gente leva para a vida toda”, ressaltou.