Curso técnico em Enfermagem tem ação do Outubro Rosa em Canindé

31 de outubro de 2019 - 16:27

A campanha Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama, foi tema de apresentação de trabalhos na turma do curso técnico em Enfermagem (MedioTec/Pronatec) do município de Canindé. Os estudantes participaram da feira de ciências da Escola Frei Policarpo, compartilhando informações e dicas sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

A vivência ocorreu na disciplina de Educação em Saúde, ministrada pela professora Cristina Cavalcante. Segundo a docente, os jovens se dividiram em dois stands na feira de ciências, trabalhado juntamente com alunos do 3º ano da escola Frei Policarpo.

“Tínhamos dois stands, um falando sobre câncer de mama na mulher e no homem. No outro stand, outra equipe falou sobre câncer de colo do útero”, explica Cristina. Durante o evento, os alunos também distribuíram cartilhas informativas, brindes e laços cor de rosa em alusão à campanha. “Foi um momento muito bom, muito proveitoso. Recebemos vários elogios do colégio”, lembra a professora.

A aluna Fernanda Silva, 16 anos, conta que a ação de conscientização promovida pelos anos do MedioTec chamou bastante atenção dos alunos da Escola Frei Policarpo. Ela fez parte da equipe que explanou sobre câncer de colo do útero.

“É importante ressaltar que a equipe Pronatec se saiu muito bem no trabalho, pois a nossa bancada foi a que teve o maior número de ouvintes. Não só os alunos mas também jurados e professores que estavam presentes tiveram a opinião que nosso projeto era bem organizado e estruturado. Tudo isso devemos graças não só à professora Cristina, mas a todos os profissionais do Pronatec”, avalia a estudante.

O estudante Denilson Cavalcante, 19 anos, destacou que a experiência contribuiu para que ele adquirisse mais confiança em apresentar palestras sobre prevenção, essencial na área da saúde.

“A prevenção é essencial na saúde de modo geral. Pude passar um pouco do conhecimento que adquiri no curso até agora. Achei muito gratificante fazer parte dessa ação, pois isso serve não só para mim como profissional, mas para todos que ouviram e assistiram à nossa palestra”, avaliou Denilson.