Alunos do MedioTec encenam sobre estratégias de negociação de conflitos em saúde

24 de outubro de 2019 - 21:47

Alunos do curso técnico em Gerência de Saúde (MedioTec/Pronatec) de Tauá encenaram sobre estratégias de negociação de conflitos em serviços de saúde. A atividade fez parte da disciplina de Comunicação e Negociação, ministrada pela professora Gleice Fernandes. De acordo com ela, foi um momento oportuno para mensurar o nível de entendimento dos alunos acerca dos assuntos até então abordados em sala de aula.

“A disciplina faz uma abordagem bem global sobre comunicação e negociação. Como é um curso na área da Saúde, procuro sempre trazer a questão da comunicação e da negociação para os serviços de saúde, vendo a mediação de conflitos, vendo como deve se dar a comunicação entre as chefias, entre as classes profissionais existentes nas unidades de Saúde, vendo estratégias de negociação para que os conflitos sejam resolvidos da melhor forma possível”, explica a professora.

Na encenação, os jovens utilizaram estratégias de negociação, dramatizando conflitos que podem ocorrer dentro dos servidos de saúde, envolvendo tanto profissionais como pacientes. “Eles demostraram modos de negociar e conversar por meio da comunicação oral”, explica Gleice.

Ainda sobre a disciplina, a professora detalha que o foco central é a prática da boa comunicação como fator imprescindível para o sucesso em um processo de negociação, onde estratégias são utilizadas para se alcançar o objetivo central da negociação. “Dentre as muitas estratégias a escuta apresenta-se como uma das capacidades mais importantes durante o processo de negociação. Saber ouvir é o segredo de uma boa comunicação”, ensina Gleice Fernandes.