Turma de Tauá participa de curso sobre patrimônio cultural e visita museus no município

23 de outubro de 2019 - 17:05

Alunos do curso técnico em Gerência de Saúde de Tauá participaram do curso “Conhecendo Patrimônio Cultural da Cidade”. A turma ainda conheceu o Museu Regional dos Inhamuns e Museu Memorial do Cólera, ambos em Tauá.

A vivência foi facilitada pelo aluno do curso de História da UECE e engenheiro agrônomo Jorge Hauser Rodrigues, por meio de projeto acadêmico apresentado no curso. Segundo a professora Gina Kércia Alves, que acompanhou a turma, a atividade compreendeu parte teórica e visitação. Os alunos serão contemplados com certificado de 8 horas.

Na descrição do projeto acadêmico, Jorge Hauser explica que a iniciativa partiu da necessidade de se trabalhar com os educandos do ensino médio a importância de valorizar a história de Tauá, os patrimônios existentes no município e que estão intimamente ligados a essa história.

“A relevância do projeto é trabalhar o resgate dos acontecimentos. É importante para os jovens conhecer e preservar as suas raízes, mantendo vivas as histórias locais”, afirmou Jorge Hausen no trabalho acadêmico.

A estudante Daniely Alves, 17 anos, participou das visitas e disse que ficou encantada com a diversidade dos materiais expostos nos museus. Foi a primeira vez que ela visitou os espaços. “Foi uma aula de muitos conhecimentos. Ver todos aqueles materiais que já passaram pela terra que eu vivo me despertou ainda mais curiosidade sobre minha região, o modo como eles explicaram como começou e como se formou”, detalha.

A jovem diz ainda que sentiu uma energia diferente ao percorrer o Museu Memorial do Cólera. “Só em pensar que naquele local teve uma história e que lá foram enterradas pessoas que ajudaram a nossa região, é de imensa importância estudar cada detalhe”, conta.

A professora Gina Kércia acrescentou que o diretor do Cecitec/Uece e coordenador regional do Pronatec em Tauá, professor Isaias Batista, cedeu uma van para transportar os estudantes até o local de visitação.

O Museu Regional dos Inhamuns exibe peças da antiguidade da Região dos Inhamuns e do Brasil Colonial. Seu acervo é composto por, aproximadamente, 1.800 peças arqueológicas e paleontológicas, as quais incluem inscrições rupestres, urnas funerárias, instrumentos fabricados por homens pré-históricos e artefatos feitos pelos índios Cariris e Jucás.

Já o Museu Memorial do Cólera retrata a epidemia de cólera de 1862, que levou a óbito 216 pessoas em Taúa, e a evolução da história social e política da cidade. Foi iniaugurado pela prefetura de Tauá em 2013, em forma de capela, local onde as vítimas foram sepultadas. A exposição reúne documentos, fotografias, ilustrações e informações sobre a doença e a epidemia.