Centro de Nefrologia de Canindé recebe visita técnica de alunos do MedioTec

9 de setembro de 2019 - 20:22

Alunos do curso técnico em Gerência de Saúde (MedioTec) de Canindé realizaram em agosto visita técnica ao Centro de Nefrologia do município. A atividade fez parte da disciplina de Organização e Planejamento em Saúde, com o objetivo de correlacionar teoria e prática.

De acordo com a professora Vânia Cavalcante, foram feitas duas visitas à unidade, em turmas de 10 alunos em cada visita. Os grupos foram acompanhados pelo enfermeiro Erivan.

“Os alunos conheceram toda a organização e planejamento do serviço, desde como o paciente é encaminhado até a logística de escalas profissionais e dias de diálise de cada paciente, bem como conheceram todo o processo da diálise”, detalha a professora.

O estudante Lucas Almeida Barroso, 17 anos,  lembra que o enfermeiro Erivan falou aos alunos sobre a importância e do cuidado se deve ter com os rins e que a Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário.

“Com isso, ele mostrou-nos o prédio em si, e explicou todas as dúvidas que os colegas tinham em relação a essa área de saúde, visando o planejamento e a parte burocrática do local. Por fim, saímos enaltecidos de conhecimentos que vêm a contribuir com nosso dia a dia, e principalmente no curso técnico de Gerência em Saúde. De fato, foi um momento de aprendizagem e compromisso”, ressaltou o jovem.

Para a aluna Thaylana Rodrigues, 17 anos, a atividade consistiu numa experiência única para a turma. ” Foi uma grande oportunidade pra aprimorarmos os conhecimentos obtidos em sala de aula sobre organização e planejamento em saúde”, destacou.