Turma do MedioTec tem aula prática sobre higienização das mãos

22 de agosto de 2019 - 12:10

Alunos do curso técnico de Gerência de Saúde (MedioTec) do município de Tauá tiveram mais uma vivência prática em sala de aula, desta vez sobre higiene pessoal, coletiva e ambiental. Na aula, os jovens aprenderam técnicas de higienização das mãos. A prática fez parte da disciplina de Prevenção e Biossegurança.

Segundo a professora Gleice Fernandes, o momento objetivou demonstrar a relação da higiene e saúde, tendo em vista que estudos científicos vêm mostrando que há associação entre a presença de sujidades e altos índices de infecções, em especial em âmbito hospitalar.

“É sabido que em ambiente hospitalar as mãos são consideradas potenciais disseminadoras de doenças, pois estas estão diretamente ligadas ao processo de transferência de agentes potencialmente contaminados, tanto pelo contato direto com os pacientes, quanto pelo contato indireto”, detalha a docente.

Dessa forma, conforme Gleice, a higienização das mãos se apresenta como um importante processo nos serviços de saúde, bem como no nosso dia a dia, contribuindo assim para a manutenção da saúde.

A estudante Josiane Alves, 17 anos, conta que aprendeu muito sobre a importância da higiene com a aula prática. “Achei muito bom, aprendi muita coisa sobre higiene e prevenção, que eu não sabia. A professora Gleice sempre está trazendo aulas diferentes e nos explicando muito bem sobre essa disciplina, como a importância da higienização contra as doenças, que atos simples podem trazer doenças. A biossegurança na área da saúde é enorme e importante saber’, opina.