Pronatec certifica 23 alunos do curso Agente Comunitário de Saúde (FIC) de Aquiraz
18 de março de 2019 - 20:42
Vinte e três alunos do curso Agente Comunitário de Saúde (FIC/Pronatec) da praia de Batoque, no município de Aquiraz, foram certificados em fevereiro. O curso, com carga horária de 400 horas, foi concluído em dezembro. A cerimônia contou com a presença de alunos, familiares, além de representantes do Pronatec, da escola onde ocorreu o curso e do poder público.
Emocionada, a aluna Elidiane Alves da Silva lembra das dificuldades que enfrentou para concluir o curso. Mãe da pequena Eloah, de sete anos, a aluna trabalha como zeladora em um condomínio e compartilha o desafio que viveu ao conciliar profissão e maternidade com a rotina de aulas.
“Eu chegava do trabalho quando o curso já tinha iniciado, então só passava em casa, pegava o material e minha filha. Ela fez o curso junto comigo, porque eu não tinha onde deixá-la”, recorda. Por conta da situação, Elidiane diz que algumas vezes se sentiu desmotivada e pensou em abandonar o curso. “Com muita força eu consegui ir até o fim. Tenho muito orgulho de mim por isso. O curso trouxe um aprendizado sem igual e mostrou que sou capaz de conseguir qualquer coisa na minha vida. Basta força e determinação”, comemora.
Concluído o curso, Elidiane faz planos para se aperfeiçoar cada vez mais na atividade que escolheu. “Espero colocar em prática tudo que aprendi. Quero muito me qualificar mais ainda na área da saúde, pois sou apaixonada por essa profissão. Espero trabalhar na área”, planeja.
Quem também faz planos de buscar novos conhecimentos na área é Daniele Batista Santos, outra aluna certificada do curso de Agente Comunitário de Saúde. Ela diz que ainda pretende fazer um curso técnico em Enfermagem. Assim como Elidiane, algumas vezes Daniele precisou levar o filho Davi, de seis anos, para as aulas. Ela também enfrentou grandes desafios.
Daniele conta que se interessou pelo curso para cuidar da mãe, que lutou oito anos contra um câncer. Além de cuidar o filho pequeno, a aluna tinha a missão de acompanhar a mãe no tratamento da doença. Tantos sacrifícios também fizeram Daniele pensar em desistir do curso, mas ela perseverou.
“Ela fazia quimioterapia em Fortaleza e eu chegava em casa muito tarde. Muitas vezes eu levava meu filho, ele dormia na aula. Foi uma luta muito grande nesse período, mas eu amei o curso. Estou estudando, porque fiquei sabendo que vai ter uma seleção em Aquiraz e gosto muito da área da saúde. Adorei os professores do curso, cada um mais maravilhoso que outro”, elogiou. A mãe de Daniele faleceu em novembro e ela conta que o curso oferecido pelo Pronatec a ajudou a superar a perda.
Participaram da cerimônia de certificação o coordenador adjunto do Pronatec e coordenador regional de Fortaleza, professor Nelson Arruda; a coordenadora local Francinelma Alves; a professora Karoline Sampaio; a a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Grasiely Taveres; a assessora da Secretaria de Saúde de Aquiraz, Valéria Freitas; o vereador de Aquiraz Evandro Freitas; além de representantes da direção e coordenação da EMEF de Batoque, onde ocorreram as aulas.