Capacitação técnico-pedagógica reúne professores e coordenadores da pactuação 2019
17 de março de 2019 - 01:38
Professores aprovados na Chamada Pública 05/2019, coordenadores locais, coordenadores regionais e coordenadores do Pronatec participaram nesta sexta-feira (15/03), no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da I Capacitação Técnico-Pedagógica do MedioTec 2019.
O coordenador geral do Pronatec e vice-reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares deu boas-vindas e apresentou o programa aos presentes. Segundo ele, o Pronatec é uma política compensatória, buscando aproveitar estruturas e competências estabelecidas. “Nessa situação, é possível dar qualidade de formação à população jovem e carente, principalmente em cidades interioranas onde o acesso à educação profissional é mais rarefeito”, explicou.
Hidelbrando Soares destacou que desde 2015, quando o Pronatec passou a ser ofertado pela UECE, as equipes vem fazendo reflexão, tanto nas capacitações, como no cotidiano, acerca das limitações que dificultam o processo de aprendizagem. “A nossa equipe pedagógica vem fazendo um percurso interessante nesse sentido. A gente precisa dialogar mais sobre isso, ver as experiências exitosas em ambientes com dificuldades no processo de aprendizagem. A troca de experiências e diálogo permanente sobre os poblemas no processo de formação talvez tenha sido um dos grandes resultados do Programa para a UECE”, salientou o coordenador geral.
Já a coordenadora psicopedagógica do Pronatec, professora Ana Ignez Belém Nunes, informou sobre o acompanhamento psicopedagógico do programa, que tem como uma das atribuições a aplicação da disciplina Projeto de Vida. A professora destacou que o ato de aprender não é simples e não envolve apenas conhecimento. “Envolve uma série de complexidades, como interação com os outros, sentimentos e emoções, superação dos desafios, descobertas”, afirmou.
Ana Ignez ressaltou ainda que professores e coordenadores são parceiros fundamentais no acompanhamento psicopedagógico. “O coordenador é o elo entre aluno e a equipe do acompanhamento. E o professor é o mediador da aprendizagem e motivador para que o aluno permaneça no curso”, explicou a coordenadora psicopedagógica.
A coordenadora adjunta pedagógica do Pronatec, professora Germana Costa Paixão, informou sobre a carga horária dos novos cursos do MedioTec e manifestou apoio da coordenação aos novos professores e coordenadores, reiterando a principal linha de ação do programa, que é capacitar jovens para o mercado de trabalho. “Nós todos, que somos professores, acreditamos muito que a educação é a única forma de recuperar a juventude, muitas vezes cheia de conflitos, dilemas, dificuldades. Queremos ser um pedaço de oásis na vida dessas pessoas, trazer esperança para elas e, de alguma forma, mudar o futuro delas”, reforçou Germana.
As palestras contribuíram para dar aos novos professores e coordenadores um panorama do Pronatec e trazer as principais orientações sobre o programa. Para o professor Edgleusson Noronha, que irá lecionar no curso técnico em Comércio no município de Tauá, a capacitação foi “louvável e muito esclarecedora”. “Tudo que a doutora Ana (Ignez) explicou e sugeriu nós precisamos para trabalhar em sala de aula, pois o Pronatec trabalha com muitos alunos em situação de vulnerabilidade. Vai contribuir muito para que possamos replicar aos nossos alunos”, afirmou o docente.
Edgleusson conta que já deu aulas do Pronatec em um curso técnico em Informática em Tauá, durante uma pactuação oferecida via Secretaria de Educação (Seduc). O professor se diz fã do Pronatec e explica o motivo de ter voltado para o programa. “Adoro lecionar e é meu objetivo pessoal ajudar alunos com meu conhecimento, de forma a capacitar esses alunos e inseri-los no mercado de trabalho, vê-los no mercado com autonomia. Junto com o Pronatec e a Uece vou atingir esse objetivo, com certeza”, planejou.
A coordenadora Cláudia Alves vai atuar no curso técnico em Contabilidade, no município de Jaguaretama. Esta será a primeira vez que vai coordenar um curso pelo Pronatec e também estreou em um treinamento oferecido pelo programa. Ela elogiou a iniciativa e contou que a vivência foi importante para para tirar dúvidas. “Achei a capacitação fantástica, pelos temas abordados, altamente relevantes, com profissionais maravilhosos, muito claros e transmitindo em uma linguagem acessível. Além de um grupo (de professores) excelente”, elogiou.
O professor Marcos Aurélio Mota também já lecionou no Pronatec por meio do Sest/Senat. Desta vez, pelo MedioTec/Funece, o docente vai atuar no curso técnico em Comércio de Tauá. Graduado em Administração, Marcos Aurélio também considerou a capacitação proveitosa, pois abriu o panorama dos professores, trazendo vários pontos de vista. “Tenho uma expectativa muito boa, pois já trabalho há cinco anos com esse público (alunos de cursos técnicos). O despertar da juventude para o mercado de trabalho, quando se consegue aliar conhecimento e efetivação em emprego, com inserção no mercado de trabalho, é muito gratificante”, ressaltou.
Já o enfermeiro Lucas Oliveira se prepara para ministrar aulas no curso técnico de Enfermagem em Canindé. O professor vem de experiências em outros cursos técnicos particulares. Sobre a capacitação, Lucas qualificou como uma excelente iniciativa. “É importante para o professor que vem de uma área muito específica, como a saúde, área assistencial e, de repente, vai migrar para a educação. Tudo que foi falado aqui foi um norte para nós”, definiu.
Durante o evento, os participantes ainda assistiram à palestra “Como trabalhar o aluno indisciplinado, disperso e com problemas pessoais que repercutem no processo de ensino-aprendizagem”, com a professora Ana Ignez Belém; e conferiram apresentação do Guia do Professor e Guia do Aluno, além do Sistema de Gestão Pronatec (SIGPronatec), da biblioteca virtual, o Bibliotec, calendários de aulas e lotação.
PACTUAÇÃO 2019
Os novos professores participantes da capacitação, selecionados na Chamada Pública 05/2019, vão atuar em nove turmas de cursos técnicos, beneficiando jovens de seis municípios: Gerência de Saúde (Tauá), Comércio (Tauá, Itapipoca e Crateús), Contabilidade (Jaguaribara, Jaguaretama, Itapipoca e Crateús) e Enfermagem (Canindé). Cada turma oferta 25 vagas, beneficiando 225 novos alunos.
Os cursos de Comércio e Contabilidade têm carga horária de 800 horas/aula, enquanto Enfermagem e Gerência de Saúde oferecem 1.200 horas/aula. As aulas têm início nesta segunda-feira, 18 de março.