Jogo online estimula aprendizado no curso técnico em Apicultura de Limoeiro do Norte

4 de fevereiro de 2019 - 23:36

As aulas dos alunos do curso de Apicultura, em Limoeiro do Norte, se tornaram mais divertidas e motivadoras. Para facilitar a compreensão dos conteúdos, professoras do curso estão usando, desde o segundo semestre de 2018, um jogo online, o Kahoot (https://kahoot.com/).

alt

A professora Patrícia Barreto explica que o jogo funciona como uma revisão. A ferramenta é gratuita e não é necessário baixar aplicativo. A professora elabora as perguntas relacionadas ao conteúdo, criando um questionário de múltipla escolha, com quatro opções de resposta. Os estudantes podem jogar via celular.

alt

“Eu faço as perguntas e as respostas e os alunos entram com um número de um pin. Eles  marcam uma das respostas e no final tem uma pontuação. Os que acertam mais ganham chocolates. Todos ganham, mas quem vai acertando mais ganha um chocolate a mais”, conta Patrícia.

alt

O jogo permite ainda a inserção de outros conteúdos audiovisuais, como fotos, vídeos e links do YouTube, a fim de incrementar a explicação do conteúdo. Patrícia conta que a metodologia foi adotada pela professora Lúcia Mara, também do curso de Apicultura, que a ensinou a funcionalidade do jogo.

alt

O aluno Darlan Santos Pereira, 18 anos, afirma que o jogo, por ser algo descontraído e bem diferenciado, torna o aprendizado dos conteúdos ainda mais fácil. “Com as alternativas e as perguntas – em média 50 perguntas por dia – é basicamente uma prova, só que de uma maneira muito mais competitiva. Dá uma grande vontade de aprender para ganhar dos amigos de aula. Dessa forma o aprendizado em si se torna algo muito mais versátil, competitivo e fácil”, explica Darlan.

alt

O Kahoot foi criado em 2013 na Noruega. Até janeiro do ano passado, a plataforma contava com 70 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

As aulas dos alunos do curso de Apicultura, em Limoeiro do Norte, se tornaram mais divertidas e motivadoras. Para facilitar a compreensão dos conteúdos, professoras do curso estão usando, desde o segundo semestre de 2018, um jogo online, o Kahoot.

“Eu faço as perguntas e as respostas e os alunos entram com um número de um pin. Eles  marcam uma das respostas e no final tem uma pontuação. Os que acertam mais ganham chocolates. Todos ganham, mas quem vai acertando mais ganha um chocolate a mais”, conta Patrícia.

O jogo permite ainda a inserção de outros conteúdos audiovisuais, como fotos, vídeos e links do YouTube, a fim de incrementar a explicação do conteúdo. “Gostei muito do resultado, porque eles interagiram mais. Eles adoram, é super divertido. às vezes faço de surpresa, quando terminava uma aula, sobre o assunto visto. Quem não tinha prestado atenção, não conseguiu acertar muitas perguntas. Eles passaram a prestar mais atenção quando eu dizia que ia ter Kahoot”, detalha a docente.

O aluno Darlan afirma que o jogo, por ser algo descontraído e bem diferenciado, torna o aprendizado dos conteúdos ainda mais fácil. “Com as alternativas e as perguntas – em média 50 perguntas por dia – é basicamente uma prova, só que de uma maneira muito mais competitiva. Dá uma grande vontade de aprender para ganhar dos amigos de aula. Dessa forma o aprendizado em si se torna algo muito mais versátil, competitivo e fácil”, explica Darlan.