Vigilância Sanitária e Centro de Zoonoses de Quixadá recebem turma do MedioTec

2 de fevereiro de 2019 - 00:56

A turma do curso técnico de Gerência em Saúde (MedioTec/Pronatec) de Quixadá realizou visita técnica à sede da Vigilância Sanitária e ao Centro de Controle de Zoonoses do município.

alt

A atividade foi realizada na disciplina de Vigilância em Saúde. Segundo a professora Márcia Oliveira, na aula prática foram discutidos assuntos relacionados a doenças transmitidas por vetores, doenças relacionadas à água, doença de Chagas, malária, entre outras. “Informações ricas nos foram passadas sobre o fluxo e funcionamento do trabalho exercido pela Vigilância Sanitária e pelo Centro de Controle de Zoonoses”, afirma a docente.

alt

Segundo Márcia, a visita contou com auxílio do coordenador da Vigilância Sanitária, Carlos Antônio Pompeu, dos inspetores sanitários João Lobo e Jecriston Dias, e do coordenador de Combate a endemias, José Arlindo.

alt

A estudante Cristina Cruz, 17 anos, conta que a aula prática  trouxe “enorme contribuição” para o aprendizado da turma. “A gente pode ver a importância que a vigilância sanitária possui na área da saúde, pois cabe a ela juntamente com a população prevenir e combater algumas doenças. Inclusive a queixa maior dos agentes da vigilância foi a falta de colaboração das comunidades”, relata a estudante.

O aluno Mateus Batista, 18 anos, também comenta que apreciou as visitas. “Tivemos a oportunidade de conhecer melhor como funciona o sistema de vigilância. E vimos a grande importância das prevenções para causas futuras”.