Segurança do Trabalho de Tauá apresenta seminários na disciplina Técnicas de Treinamento

31 de janeiro de 2019 - 20:15

Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho (MedioTec/Pronatec) de Tauá apresentaram, nos dias 29 e 30 de janeiro, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (CECITEC), seminários na disciplina de Técnicas de Treinamento, ministrada pela professora Maria Ruth Ribeiro.

alt

De acordo com a professora, a disciplina tem como objetivo levar aos alunos toda a base que devem apresentar como futuros oradores e palestrantes, uma vez que para o desempenho das atividades como futuros técnicos em Segurança do Trabalho de grandes corporações, eles estarão à frente de treinamentos de formação no campo de prevenção destas instituições. “Logo, eles precisam dominar a arte do ensino, assim, foi essencial que eles utilizassem em sala todos os recursos instrucionais que temos à disposição no curso, como recursos audiovisuais, oferecido no campus do CECITEC em Tauá”, explica Ruth.

alt

Cinco equipes se reuniram para apresentar os temas ergonomia (Norma Regulamentadora 17), doenças ocupacionais, proteção contra incêndio (Norma Regulamentadora 23), Segurança do Trabalho com transporte motorizado e mapa de riscos. Segundo Ruth, os alunos foram avaliados considerando a apresentação, naturalidade, objetividade, criatividade, leitura correta, contato visual, postura, uso dos recursos áudio-visuais e tempo de apresentação, entre outros critérios.

alt

A estudante Denise Kelly Mendonça,19 anos, foi uma das alunas que apresentou o trabalho. “Eu escolhi apresentar sobre ergonomia, porque é um tema com o qual me identifico. É importante ter uma boa postura no ambiente de trabalho e assim tendo uma probabilidade menor de ter doenças no futuro”, justifica.

alt

Denise destaca que as aulas da disciplina Técnicas de Treinamento não se restringiram apenas à teoria. “As aulas da professora Ruth não acontecem só na sala de aula. Ela também gosta de fazer aulas práticas, isso é o que faz o aluno realmente aprender a disciplina, assim aprendi muito com as aulas dela”, elogia Denise.