Estudantes do curso técnico em Apicultura de Limoeiro do Norte visitam apiários

23 de novembro de 2018 - 19:02

alt

Alunos do curso técnico em Apicultura (Mediotec/Pronatec) do município de Limoeiro do Norte, acompanhados pelo professor João Paulo Matos Pessoa, realizaram uma visita técnica ao apiário na localidade Sítio Poção, no município de Morada Nova. A atividade fez parte da disciplina “Financiamentos Rurais e Projeções de Resultados Técnicos e Econômicos na Apicultura”.

alt

De acordo com o apicultor Francisco Vieira, proprietário do apiário, há atualmente cerca de 54 colmeias povoadas no espaço. “Como não realizo alimentação artificial no período seco, parte dos meus enxames abandonam as colmeias. Essas perdas podem ser de até 20% dos enxames. Para amenizar as perdas, eu realizo captura de outros enxames aqui mesmo em minha propriedade”, explicou.

alt

Segundo o professor da turma, os alunos acompanharam uma captura de enxame para povoamento de colmeias, enquanto Francisco Vieira explicava aos alunos a maneira adequada de fazer o processo.

De acordo com o apicultor, é importante reduzir os custos com a atividade, buscando alternativas viáveis. “Uma forma que encontrei para diminuir os custos é a substituição do tripé de madeira que sustenta a colmeia pelo uso de filtros rejeitados pela fábrica de filtros da região. Compro cada filtro de barro que ia para o lixo por R$ 1 real. Já o tripé de madeira custa R$ 15. Faço uma boa economia, né?”, celebra.

Posteriormente, em outra atividade, a turma visitou o Entreposto Altamira, em Limoeiro do Norte. Lá, eles foram instruídos pelo coordenador da Área Técnica Apicultura, Afonso Odério, sobre a realização de práticas na unidade de processamento de cera de abelha. De acordo com o professor João Paulo, as principais atividades foram: purificação de cera de abelha e obtenção da cera bruta; técnicas de formação de lâminas de cera; uso do cilindro alveolador e formação da cera alveolada; corte da cera e manejo da cera alveolada.

alt

“Foi uma aula bastante produtiva, pois aprendi técnicas para purificar a cera e para produzir cera alveolada. Pensei que seria mais difícil, mas com a prática tudo se aprende. Poderia ter mais aulas como essa, pois acredito que nos incentivaria mais ainda a investir na apicultura”, diz a aluna Beatriz Freitas.

alt

O estudante Derzel Aguiar destaca que as visitas foram importantes para aprender a manusear as abelhas na prática. “No apiário Altamira aprendemos como se faz o beneficiamento da cera. Eu gostei muito, ajudou no meu aprendizado porque eu só tinha visto na teoria e não na prática”, afirmou o aluno.

alt