Avicultores de Alto Santo produzem comedouros a partir de materiais recicláveis

23 de outubro de 2018 - 11:53

Alunos do curso de Avicultor (FIC/Pronatec) do município de Alto Santo, na localidade de Baixa da Umburana, aprenderam este mês a confeccionar comedouros e bebedouros recicláveis para utilizarem em suas criações. A turma foi orientada pelo professor Renato Bezerra.

alt

Para confeccionar os bebedouros, a turma utilizou garrafas pet e embalagens de goiabada. Já os comedouros, foram produzidos a partir de cano PVC e garrafões de água mineral.

alt

“Com esse aprendizado, os alunos aprendem a produzir os equipamentos mais necessários com baixo custo e eficiência, contribuindo para uma melhoria da sua atividade, que é baseada no âmbito da agricultura familiar”, explica a coordenadora local do curso, Aline Aquino.

alt

A aluna Claudiana Campelo falou sobre a importância de aproveitar materiais para produzir os equipamentos. “Pra mim foi uma experiência ótima, não sabia nem como fazer um comedouro e nem bebedouros recicláveis. Mas com as aulas práticas do nosso ótimo professor Renato, aprendi rápido e hoje fica bem mais fácil de criar nossas galinhas, com higiene e economia”, explica.

alt

Já a estudante Nicaela Poty Nicaela Poty elogia a aula prática e detalha o que vem aprendendo no curso de Avicultor. “Foi uma ótima experiência. Estamos aprendendo muito com nosso professor Renato, que tem muita paciência com a gente e ensina muito bem. Aprendemos como criar as galinhas e, agora, com a aula prática, aprendemos como fazer os bebedouros e comedouros. Nos ensinou também a vacinar nossas galinhas”, detalha.

alt

No curso de Avicultor, os alunos aprendem a gerenciar o empreendimento; manejar a criação extensiva e confinada de aves; controlar a condição sanitária dos animais; controlar a qualidade da alimentação e da produção, bem como dos produtos derivados; entre outras atividades.