Alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho conhecem ferramentas agrícolas em aula prática

5 de setembro de 2018 - 21:22

Um grupo de 14 alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho do Mediotec/Pronatec de Fortaleza conheceu de perto ferramentas usadas em práticas agrícolas. A atividade fez parte da disciplina de Segurança na Área Rural, ministrada pelo professor Bartolomeu Bezerra.

alt

De acordo com ele, o objetivo da atividade foi demonstrar aos alunos o uso ferramentas manuais empregadas na agroindústria. Entre os equipamentos apresentados na aula prática, os estudantes viram simulação do uso de eletroserra, realizada pelo professor Bartolomeu.

alt

“A ideia é mostrar como é realizado o trabalho no Interior, para quando eles forem admitidos como técnicos em Segurança do Trabalho terem a noção de prevenção de acidentes com esse tipo de equipamento”, explica Bartolomeu Bezerra. O professor destaca ainda que, durante a disciplina, os estudantes ainda deverão aprender sobre ferramentas manuais de uso agrícola, agrotóxicos e animais peçonhentos.

alt

Para o aluno Yuri Carvalho, 18 anos, a disciplina de Segurança na Área Rural aborda assuntos interessantes e agrega conhecimento aos alunos, mesmo os que não pretendem atuar nas áreas rurais. “É muito importante termos aulas práticas, graças ao professor, que é muito esforçado e quis nos trazer algo diferenciado. Eu nunca tinha visto uma eletroserra de perto e achei bem legal a demonstração”, conta o jovem, que se interessou pela área por incentivo do pai, também técnico de segurança do trabalho.

alt

Já o estudante Francisco Gabriel, 17, também elogiou a iniciativa da disciplina e ressaltou a importância de aulas práticas. O jovem conta despertou a curiosidade pela profissão e passou ao pesquisar mais sobre a atividade. Hoje, ele está feliz no curso técnico e pretende seguir na área. “Estou me esforçando ao máximo para concluir e ser um técnico exemplar”, afirmou.

alt

O curso Técnico em Segurança do Trabalho ensina os alunos a identificarem fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho, além de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador; realizarem procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos, entre outros assuntos.