Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) vão beneficiar população de 13 municípios do Ceará
20 de junho de 2018 - 18:07
Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec/Funece vão ser realizados em 13 municípios cearenses na Pactuação 2018.1 – Alto Santo, Aquiraz, Arneiroz, Caucaia, Crateús, Fortaleza, Guaiuba, Iracema, Madalena, Mauriti, Parambu, Potiretama e Quiterianópolis.
No total, serão nove cursos divididos em três áreas: Campo – Avicultor, Agricultor Orgânico, Fruticultor, Ovinocultor, Agricultor Familiar e Caprinocultor; Saúde – Agente Comunitário de Saúde e Cuidador de Idoso; e Meio Ambiente – Agente de Desenvolvimento Socioambiental. No total, 365 pessoas serão beneficiadas em cursos que variam entre 160h e 400h.
Uma capacitação com professores e coordenadores (regionais e de cursos) foi realizada na terça-feira (19/06). Na abertura do evento, o coordenador geral do Pronatec/Funece, Hidelbrando Soares, comentou que os cursos FIC atendem “uma população que não teve acesso pleno à educação formal, pelo menos no ensino médio. E no Ceará, particularmente, uma população muito ruralizada.”
De acordo com o coordenador, os cursos precisam garantir “conhecimento nos patamares que estamos propondo, melhorando a capacidade de empregabilidade ou empreendedora (dos participantes).” Ele ressaltou que, desde 2015, quando a Uece abraçou o programa, 1.454 alunos foram formados.
Hidelbrando Soares lembrou ainda que o Pronatec tem o objetivo de expandir a educação profissional no País, promovendo a inclusão social, a partir de parcerias com entidades públicas e privadas. “Esse é um programa importante, ainda mais quando o Estado não tem condições de criar estruturas de educação profissional em todo canto e lugar”, avaliou.