Por meio de cordel, aluno demonstra gratidão ao Pronatec
4 de dezembro de 2017 - 18:19
Agradeço ao Criador
Pai de toda criatura
Pelo povo que trabalha
Na pecuária e agricultura
E agora veio pra gente
Um curso bem diferente
Técnico em caprinocultura
Assim começa o cordel escrito pelo aluno do curso de Caprinocultor, no município de Amontada, Raimundo Ferreira da Costa. Ferreirinha, como é conhecido, surpreendeu a turma quando pediu à professora espaço para falar. Foi quando expôs os versos, que em cada linha, fez a docente chorar.
Ferreirinha queria com isso agradecer ao Pronatec por meio de homenagem a quem tanto os ensina em sala de aula. A doutora em Melhoramento Genético Animal, Lorena Mirelle Santos Muniz, sentiu o quanto seu trabalho é importante.
“Foi uma homenagem linda! O que senti naquele momento, além da emoção, foi uma profunda gratidão. Percebi que estando no campo passando informações para aqueles que vivem da terra, mesmo com a limitação de cada um, consigo plantar a semente do conhecimento. Isso não tem preço”, desabafa feliz a professora.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) beneficia trabalhadores por meio de seus cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em diversas áreas. Muitas vezes não é possível perceber a diferença que esses cursos fazem na vida da população, especialmente na área do campo, mas a arte de Ferreirinha pode ajudar nessa percepção:
O governo cearense
Através da faculdade
Ohando aqui pro sertão
E não só para cidade
Com uma ação de valor
Quiz deixar o produtor
Na sua propriedade
Os versos continuam com palavras que confirmam o quanto aprendem em sala de aula e a importância desse conhecimento para o dia-a-dia no campo:
Pra nós aqui do sertão
Quase sem saber criar
Onde chove muito pouco
E pouco alimento há
É pra mim e pra você
Muito importante fazer
O manejo alimentar
Essa é uma bela demonstração do resultado do trabalho em equipe, realizado diariamente pelo Pronatec/Funece. A arte popular de Ferreirinha evidencia que esse trabalho é capaz de oferecer ao homem do campo novas e melhores expectativas:
Mas criar de qualquer jeito
Não é nosso objetivo
Mas aumentar a produção
Com o fator qualitativo
Controlar a natalidade
Diminuir a mortalidade
Com o manejo reprodutivo
Mas como ter bom rebanho
Tendo poucas condições
E como se organizar
Com poucas informações
Mas quando o curso acabar
Vamos poder melhorar
As nossas instalações.