Semana da Integração

22 de agosto de 2012 - 14:47

A proposta da atual gestão consiste em inovar e ousar quando o assunto é a relação entre Universidade e alunos; por este motivo, entre os dias 6 e 10 de agosto a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis – PRAE promoveu uma programação especial para recepcionar aos calouros ingressos no ultimo vestibular bem como aos demais alunos da Universidade Estadual do Ceará – UECE, para o inicio de mais um semestre.

A Diretoria Atenção Psicopedagógica e Saúde – DAPS, sob o comando da Prof. Rocemilda Alves Ramos, em parceria com o HEMOCE, promoveu no dia 07 de agosto, promoveu uma campanha de doação de sangue com a intenção de incentivar a constante luta pela cidadania. Foram totalizados, nesta campanha, 90 candidatos, resultando em 58 doações, 27 inaptos, 05 desistentes embora não tenhamos conseguido cadastra doadores de medula óssea, obtivemos um resultado satisfatório. Segundo a coordenadora de captação de Doadores HEMOCE/SESA Dra. Neyara de Oliveira Maia (Assistente Social) “as doações e cadastros realizados renovam diretamente a esperança de muitos pacientes das unidades públicas de saúde do nosso estado”.

Outra ação que agradou bastante à comunidade ueceana foi a instalação da Tenda Paulo Freire, promovido pela DAPS, em parceria com o espaço EKOBÉ que é uma iniciativa da Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde/ANEPS, em parceria com os movimentos de saúde e militantes populares, o projeto Cirandas da Vida da secretaria Municipal de Saúde e o espaço Ekobé, o qual se configura como um projeto de Extensão Universitária e onde são realizadas práticas integrativas em saúde. Quem passou pelo espaço participou de prática como saúde Reiki, Massoterapia, Shiatsu, rodas de conversa, dentre outras; um momento para relaxamento e tranqüilidade.

No ultimo dia da semana de integração a Diretoria de Ações Culturais, Esporte e Lazer – DACEL, sob o comando do Prof. Dr. Erick de Assis Araujo, e a Diretoria de Assistência Estudantil – DAE, comandada pela Prof. Zoraide Braga Nogueira Marques, promoveu a Feijoada da Integração. Foi um momento de descontração regado a uma deliciosa feijoada e muito samba. Ao longo da feijoada conversamos com alguns alunos e perguntamos o que estavam achando da programação, que foi bastante elogiada. Alguns ressaltaram que a feijoada estava saborosa, outros que o som da banda Tempero Cearense estava agradabilíssimo, outros que o ambiente como um todo estava agradando.

Os alunos Rafael, Victor Hugo, Ícaro, Java de Paula, Daniel Paraguay e David Nobre, alunos do curso de Geografia. Acharam a iniciativa muito interessante e válida. Segundo eles, a brisa da lagoa e o som estavam muito bons!

As alunas, Thaiza, Lia e Ismênia, ambas do 7º Semestre do Curso de Nutrição, estavam aproveitando a brisa e o som do samba. Acharam a iniciativa bacana e o som bastante agradável.

Outros estudantes fizeram questão de deixar sua opinião, como as alunas Albertina Paiva e Danielle Almeida, do 5º semestre do Curso de História. A primeira disse: “Muito massa, muito legal! O ambiente está bom, a comida está boa, bem servida. Quem não come feijoada foi respeitado. De certa forma, os estudantes estão sendo ensinados a cuidar e a respeitar o espaço como patrimônio”. Fez questão de deixar sua opinião sobre a atual gestão da Reitoria: “É uma Reitoria que pretende mesmo ter a sensibilidade de ouvir o aluno, estar selecionando a ideia e não só, acatando qualquer coisa”. A segunda, disse que gostou bastante do novo espaço do R.U. achou mais amplo, mais arejado, segundo ela o samba estava 100%, e disse mais: “Que Pró-Reitoria é essa, hein? Se soubesse tinha votado antes!”

Alguns alunos passam o dia inteiro na Universidade e, muitos deles têm pouco tempo para lazer. Este foi um momento de lazer, descanso e renovação. Nada como uma feijoada saborosa e um sambinha para animar o final de semana!