Semana da Integração.
22 de agosto de 2012 - 14:50
A proposta da atual gestão consiste em inovar e ousar quando o assunto é a relação entre Universidade e alunos. Por este motivo, entre os dias 6 e 10 de agosto, a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis – PRAE promoveu uma programação especial para recepcionar os calouros ingressos no ultimo vestibular bem como os demais alunos veteranos para o inicio de mais um semestre.
A Diretoria de Atenção Psicopedagógica e Saúde – DAPS, sob o comando da Prof. Rocemilda Alves Ramos, em parceria com o HEMOCE, promoveu no dia 07 de agosto, uma campanha de doação de sangue como uma forma de incentivar a luta pela cidadania, que deve ser constante. Foram totalizadas, nesta campanha, 58 doações e embora não tenhamos conseguido cadastrar doadores de medula óssea, obtivemos um bom resultado.
Outra ação que agradou bastante foi a instalação da Tenda Paulo Freire, promovida pela DAPS, em parceria com o espaço EKOBÉ, que é uma iniciativa da Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde – ANEPS. A tenda foi montada no corredor onde ficam as coordenações e oferecia aos estudantes e demais frequentadores do campus, práticas de relaxamento e saúde como: Reiki, Massoterapia, Shiatsu, rodas de conversa, dentre outras; um momento para pausar e relaxar. Quem passou por lá aproveitou bastante o espaço.
Para fechar com chave de ouro, no ultimo dia da semana de integração, a Diretoria de Ações Culturais, Esporte e Lazer – DACEL, sob o comando do Prof. Dr. Erick de Assis Araujo, e a Diretoria de Assistência Estudantil – DAE, comandada pela Prof. Zoraide Braga Nogueira Marques, promoveram a Feijoada da Integração tanto no Itaperi e como Centro de Humanidades, com a apresentação do cantor Oliveira do Ceará. Foi um momento de descontração regado a uma deliciosa feijoada e muito samba. Ao longo da feijoada, no campus do Itaperi, conversamos com alguns alunos e perguntamos o que estavam achando da programação, que foi bastante elogiada. Alguns ressaltaram que a feijoada estava saborosa, outros que o som da banda Tempero Cearense estava agradabilíssimo, outros que o ambiente como um todo estava agradando.
Os alunos Rafael, Victor Hugo, Ícaro, Java de Paula, Daniel Paraguay e David Nobre; do curso de Geografia, acharam a iniciativa muito interessante e válida. Segundo eles, a brisa da lagoa e o som estavam muito bons!
As alunas, Thaiza, Lia e Ismênia, ambas do 7º Semestre do Curso de Nutrição, estavam aproveitando a brisa e o som do samba. Acharam a iniciativa bacana e o som bastante agradável.
Outros estudantes fizeram questão de deixar sua opinião, como as alunas Albertina Paiva e Danielle Almeida, do 5º semestre do Curso de História. A primeira disse: “Muito massa, muito legal! O ambiente está bom, a comida está boa, bem servida. Quem não come feijoada foi respeitado. De certa forma, os estudantes estão sendo ensinados a cuidar e a respeitar o espaço como patrimônio”. Fez questão de deixar sua opinião sobre a atual gestão da Reitoria: “É uma Reitoria que pretende mesmo ter a sensibilidade de ouvir o aluno, estar selecionando a ideia e não só, acatando qualquer coisa”. A segunda, disse que gostou bastante do novo espaço do R.U. achou mais amplo, mais arejado, segundo ela o samba estava 100%, e disse mais: “Que Pró-Reitoria é essa, hein? Se soubesse tinha votado antes!”
Alguns alunos passam o dia inteiro na Universidade e muitos deles têm pouco tempo para lazer. Este foi um momento de relaxamento, descanso e renovação. Nada como uma feijoada saborosa e um sambinha para animar o final de uma semana de muito estudo e trabalho!