PRAE apresenta relatório de suas atividades realizadas em 2014

5 de junho de 2015 - 18:10

Este relatório apresenta a Pró-reitoria de Políticas Estudantis, sua estruturação e uma breve análise de suas atividades realizadas em 2014. 

 

Como segmento privilegiado das ações desenvolvidas pela PRAE, a comunidade estudantil partilha vínculos estabelecidos mediante processos de configuração identitária condicionados por sua pertença à comunidade acadêmica. Tais processos aliam a apropriação/invenção de formas de sociabilidades juvenis – constituídas por categorias cognitivas, perceptivas e afetivas específicas – à apreensão de conhecimentos voltados à formação acadêmica, desempenho profissional e a reprodução social como um todo.

 

Esta particularidade estrutural exige a formulação de políticas de apoio não assistencialista ao estudante universitário, definidas como política de Estado, com recursos permanentes, orientada pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, mediante a qual o estudante seja considerado segmento social objeto de cuidados e atenção de políticas públicas específicas que confiram sustentabilidade às dinâmicas de constituição subjetiva, sociocultural, política e acadêmico-profissional deste segmento.

 

Neste sentido, a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis da UECE – PRAE desenvolve ações consoantes aos princípios do Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST,  estruturadas a partir de quatro eixos principais: 1) Célula de Assistência ao Estudante; 2) Célula de Ações Afirmativas; 3) Célula de Ações Culturais e Esporte; e 4) Célula de Atenção Integral à Saúde do Estudante.

 

O conjunto destas ações, plenamente articulado e desenvolvido, anuncia processos nos quais podem conformar-se seguintes aspectos: a) melhoria da qualidade de vida do estudante na Universidade; b) combate às formas da desigualdade e hierarquização social, calcadas frequentemente sobre diferenças socioeconômicas e culturais de acesso a bens públicos; c) inversão de auto-representações negativas de si; e d) fortalecimento do reforço de vínculos sociais com base no sentimento de pertencimento à coletividade acadêmica.  
 
 
 
Relatório de Atividades PRAE/2014