Diretora de Ações Afirmativas, Profa. Zelma Madeira expõe sua opinião sobre o Sistema de Cotas

3 de setembro de 2012 - 12:01

No último dia 26, a Diretora de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis – PRAE, Profª. Zelma Madeira escreveu para a coluna de opinião do jornal O Povo, se posicionando sobre a adoção do sistema de cotas nas Universidades.

Como resposta à pergunta: Você é a favor da lei de cotas nas Universidades Federais? Respondeu:

“Sim. No País persistem desigualdades que afligem as populações que acumularam desvantagens ao longo dos séculos, inscritas nos censos e indicadores sociais e econômicos, demandando aparatos legais para criação de políticas públicas e de ações afirmativas. No ensino superior as cotas sociais e raciais ampliarão as oportunidades de acesso, formação acadêmica dos pobres e descendentes de indígenas e negros. Torna-se crucial que as universidades construam projetos para as cotas, considerando as especificidades regionais, e o diálogo na efetivação de um espaço acadêmico socialmente referenciado na efetivação do ensino, pesquisa e extensão. Essas ações rompem com silenciamento e legitimação do universalismo abstrato e fugidio, o que faz crer que o aluno que entrar através da cota não terá maiores dificuldades e proporcionará a convivência acadêmica positiva ao processo educacional. A privação dos direitos humanos manifesta-se principalmente na privação de um lugar no mundo, como espaço político.”

Fonte: Jornal O Povo, 26 de Agosto de 2012 – Coluna de Opinião.