Discente Geyse Anne participa de Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos
10 de julho de 2024 - 08:21
A discente do PPGS, Geyse Anne da Silva, apresenta hoje trabalho no III Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos do Alari 2024, que esse ano acontece na USP. Geyse vai apresentar o filme “Carolina Maria de Jesus: facetas de um Brasil desigual, no Painel Narrativas Cinematográficas Afro-latinoamericanas: resistência, representação e direitos.
Multiartista, produtora e atriz do Filme “Carolina Maria de Jesus: facetas de um Brasil desigual”, Geyse é Bacharela em Humanidades (UNILAB) e mestranda em Sociologia na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Militante do Movimento Negro Unificado (MNU) no Ceará.
Esta é a primeira vez que a conferência acontece na América Latina, e na USP. No encontro, professores, alunos, pesquisadores, acadêmicos, ativistas, artistas e formuladores de políticas públicas, que trabalham com comunidades afrodescendentes na América Latina, apresentarão propostas para a conferência. Este encontro busca promover o campo acadêmico dos Estudos Afro-Latino-Americanos, por meio de diálogos entre os atores envolvidos na produção e implementação de agendas acadêmicas e de justiça racial na América Latina.
Sobre o Alari
O Afro-Latin American Research Institute (Alari) da Universidade Harvard está construindo o novo campo em Estudos Afro-Latino-Americanos. O Instituto tem como missão estimular e patrocinar bolsas de estudo sobre a experiência afro-latino-americana e fornecer um fórum onde acadêmicos, intelectuais, ativistas e formuladores de políticas se envolvam em trocas e debates de produção de conhecimento.
Além disso, o Alari traz entre seus objetivos expandir a pesquisa e o ensino sobre Estudos Afro-Latino-Americanos, fortalecendo os laços entre a Universidade de Harvard e instituições e organizações dedicadas a promover o conhecimento e a conscientização sobre histórias, culturas e experiências de pessoas de ascendência africana na América Latina.
O Instituto de Pesquisa Afro-Latino-Americana é uma das iniciativas lideradas pelo corpo docente do Centro Hutchins de Pesquisa Africana e Afro-Americana, cuja sede administrativa fica na Faculdade de Artes e Ciências.
Desde sua fundação, o Alari lançou projetos sobre afrodescendientes/afrodescendentes; o Mark Claster Mamolen Dissertation Workshop; e o Working Group on Comparative Slavery, entre outros. O Alari apoia projetos de pesquisa dirigidos por professores e conferências acadêmicas, e ofereceu financiamento para pesquisa de campo de curto prazo e pesquisa de campo de longo prazo para alunos de pós-graduação em Estudos Afro-Latino-Americanos. Saiba mais sobre as iniciativas do Alari aqui.
Serviço:
III Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos do Alari 2024
Nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Universidade de São Paulo
Abertura:
Dia 10, às 15h30, no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD) da USP